Procurar

Filtros

Filtros

  • Categorias

  • Especialidades

  • Tags

Limpar Filtros

Lusíadas Porto: consulta de diagnóstico precoce de cancro do pulmão

Avaliar o risco de cancro do pulmão e aconselhar medidas que minimizem os riscos são os objetivos desta consulta que representa uma aposta na medicina preventiva.

3 min

Hemoptise: as causas da tosse com sangue

O rompimento de um vaso sanguíneo nos pulmões leva à expetoração com sangue. Há diversas causas para este fenómeno que, por vezes, necessita de uma resposta urgente.

3 min

Dispneia: causas para a falta de ar

A dispneia ou falta de ar é um sintoma que pode ter origem em condições médicas muito variadas. Importa, antes de mais, perceber se a dificuldade em respirar surge de forma súbita ou lenta, como explica Daniel Coutinho, pneumologista da Clínica Lusíadas Gaia.

2 min

Espirometria: o que é, para que serve e como é feita

Apesar de este exame ter mais de 150 anos, continua a ser usado como um método fiável para detetar diversas doenças que afetam os pulmões. Além de ser simples e não invasivo.

3 min

Enfisema pulmonar: quais os sintomas

O tecido destruído já não regenera, mas é possível impedir a progressão do enfisema pulmonar com medidas preventivas. Cláudia Vaz Guerreiro, pneumologista da Clínica Lusíadas Faro e Clínica Lusíadas Forum Algarve, lembra as três regras de ouro: adotar um estilo de vida saudável, evitar o tabagismo e, face à exposição a poeiras tóxicas, usar sempre máscara.

4 min

Fibrose quística: tudo o que precisa de saber

Todos os anos nascem em Portugal 30 a 40 crianças com esta doença genética. Ainda não há cura, mas é possível minimizar os sintomas. Saiba tudo.

2 min

Artigos mais lidos

Prevenção e Estilo de Vida

5 desportos ao ar livre para uma primavera ativa

2 min
Doenças

Qual a relação entre a obesidade e a depressão? 

3 min
Prevenção e Estilo de Vida

Como usar o fio dentário? 

2 min