Lusiadas.pt | Blog | Pulmões

Tags mais relevantes

Consulta de rastreio do cancro do pulmão no Hospital Lusíadas Porto

3 min

Lusíadas Porto: consulta de diagnóstico precoce de cancro do pulmão

Avaliar o risco de cancro do pulmão e aconselhar medidas que minimizem os riscos são os objetivos desta consulta que representa uma aposta na medicina preventiva.

Hemoptise: o que significa tossir sangue

3 min

Hemoptise: as causas da tosse com sangue

O rompimento de um vaso sanguíneo nos pulmões leva à expetoração com sangue. Há diversas causas para este fenómeno que, por vezes, necessita de uma resposta urgente.

Dispneia: causas para a falta de ar

2 min

Dispneia: causas para a falta de ar

A dispneia ou falta de ar é um sintoma que pode ter origem em condições médicas muito variadas. Importa, antes de mais, perceber se a dificuldade em respirar surge de forma súbita ou lenta, como explica Daniel Coutinho, pneumologista da Clínica Lusíadas Gaia.

Espirometria: o que é e como é realizada

3 min

Espirometria: o que é, para que serve e como é feita

Apesar de este exame ter mais de 150 anos, continua a ser usado como um método fiável para detetar diversas doenças que afetam os pulmões. Além de ser simples e não invasivo.

Enfisema pulmonar: quais os sintomas a que devemos estar atentos?

4 min

Enfisema pulmonar: quais os sintomas

O tecido destruído já não regenera, mas é possível impedir a progressão do enfisema pulmonar com medidas preventivas. Cláudia Vaz Guerreiro, pneumologista da Clínica Lusíadas Faro e Clínica Lusíadas Forum Algarve, lembra as três regras de ouro: adotar um estilo de vida saudável, evitar o tabagismo e, face à exposição a poeiras tóxicas, usar sempre máscara.

A fibrose quística é uma doença genética associada a problemas pulmonares e nutricionais. Consiste numa disfunção das glândulas exócrinas que produzem secreções anómalas (muco mais espesso)

2 min

Fibrose quística: tudo o que precisa de saber

Todos os anos nascem em Portugal 30 a 40 crianças com esta doença genética. Ainda não há cura, mas é possível minimizar os sintomas. Saiba tudo.

Os diferentes tipos de cancro do pulmão e os tratamentos disponíveis

5 min

Cancro do pulmão: os diferentes tipos

Em 2014, o cancro do pulmão matou 3.927 pessoas em Portugal. Fumadores, mas não só. Mas como funciona esta doença que não tem sintomas específicos e é hoje o cancro mais letal no país?

Carlos Henriques recorreu à consulta de desabituação tabágica para largar um vício que o acompanhou 17 anos

2 min

“Agora tenho uma vida com muito mais gosto”

Quando Carlos Henriques foi à consulta de desabituação tabágica já não era a primeira vez que tentava deixar de fumar. O problema é que não conseguia sozinho. Neste texto, o colaborador do Hospital Lusíadas Lisboa conta a sua história. E de como foi capaz de deixar um vício que o acompanhou durante 17 anos.

A tuberculose é uma doença infetocontagiosa, curável, causada por uma micobactéria (mycobacterium tuberculosis), cuja transmissão ocorre por via inalatória.

3 min

Tuberculose: 10 perguntas e respostas

Em Portugal, o número de casos tem vindo a descer, mas a tuberculose continua a ser um problema nas grandes cidades, como Lisboa e Porto, com mais de 20 casos reportados por cada 100 mil. Trata-se de um flagelo mundial que mata anualmente 1,5 milhões de pessoas.

A asma é uma doença crónica muito comum que se estima que atinja cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo.

3 min

O que é a asma e como tratar?

A asma é uma doença crónica muito comum que se estima que atinja cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo. Aurora Carvalho, pneumologista do Hospital Lusíadas Porto, dá a conhecer a enfermidade que afeta o aparelho respiratório de 7% dos portugueses.