Lusiadas.pt | Blog | Saúde Mental

Tags mais relevantes

Agorafobia: sintomas e tratamento

3 min

Como lidar com a agorafobia

Os ataques de pânico podem estar na origem desta doença, que chega a impedir as pessoas de saírem de casa. A terapia cognitivo-comportamental, a medicação e a meditação são respostas para minorar os sintomas.

A tricotilomania pode ter um impacto significativo no dia a dia, interferindo nas relações sociais, familiares e profissionais

4 min

Tricotilomania: o que deve saber

Não é um mau hábito ou um “tique”. A tricotilomania pertence à categoria das Perturbações Obsessivo-Compulsivas (POC) e pode causar um mal-estar significativo, com impacto funcional e social. Desmitifique as ideias erradas.

O que é a psicoterapia?

3 min

Psicoterapia: o que é e como o pode ajudar?

Depressão, ansiedade e dificuldades de relacionamento são algumas das situações em que a psicoterapia pode ajudá-lo. Júlia Machado, psicóloga do Hospital Lusíadas Porto, explica no que consiste este método de tratamento.

Ataques de pânico: o que são e como lidar?

2 min

Ataques de pânico: o que são e como os ultrapassar

Falta de ar, dores no peito, um medo imenso. Ter um ataque de pânico pode ser assustador e é igualmente incapacitante viver com a ideia de que pode repetir-se. Ricardo Coentre, psiquiatra do Hospital Lusíadas Lisboa, explica o que acontece e o que fazer para ultrapassar o problema.

Aprenda o que é a perturbação bipolar e como lidar com a doença

4 min

Perturbação bipolar: dos sintomas aos tratamentos

A Perturbação Bipolar tem características próprias. Como explica Fernando Almeida, psiquiatra no Hospital Lusíadas Porto, existem diferentes tipos. Conheça-os.

Se conhece alguém que pode vir a cometer suicídio mostre-lhe que não está sozinho.

2 min

Suicídio: a importância da prevenção

Ana Peixinho, coordenadora da Unidade de Psiquiatria e Psicologia do Hospital Lusíadas Lisboa, explica neste artigo como lidar com alguém com indícios de querer cometer suicídio e quais os sinais de alarme. Acima de tudo é importante mostrar afeto à pessoa e fazê-la sentir que não está sozinha, escreve a psiquiatra.

Quando a mentira se torna um vício, uma forma de estar na vida, as histórias deixam de ter graça e as consequências para o bem-estar da pessoa e de todos os que a rodeiam pode ser nefasta

3 min

Mitomania: quando mentir é uma doença

Todas as pessoas já mentiram uma vez na vida. E até há um dia (1 de abril) em que isso é notícia, mas o que fazer quando estamos perante alguém que mente compulsivamente?

Lavar as mãos 50 vezes por dia, verificar portas e janelas, ter todos os objetos alinhados, são alguns gestos de quem tem uma Perturbação Obsessivo-Compulsiva.

2 min

Perturbação Obsessivo-Compulsiva, o que é?

Lavar as mãos 50 vezes por dia, verificar portas e janelas constantemente, ter todos os objetos alinhados ou sempre na mesma posição, são alguns gestos de quem tem uma Perturbação Obsessivo-Compulsiva. Ricardo Coentre, psiquiatra do Hospital Lusíadas Lisboa, fala-nos desta perturbação e dos possíveis tratamentos.