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Saúde em Dia: A importância do sono para a saúde física e mental

Ana Farinha tinha excesso de peso, dormia mal e sentia-se sempre cansada. Depois de frequentar a consulta do sono, viu o seu bem-estar melhorar. 

O sono não serve só para descansar. É muito mais importante do que isso e pode até ser capaz de prevenir e controlar o aparecimento ou agravamento de doenças. Tal como a alimentação ou exercício físico, o sono deve ser considerado um pilar de saúde.

Só que uma grande parte da população não valoriza esta rotina. Como resultado, dorme mal e dorme poucas horas. Com a pandemia e consequentes alterações do dia-a-dia, este problema veio agravar-se ainda mais. 

É importante preparar uma boa noite de sono. A última refeição, por exemplo, deve ser feita duas ou três horas antes de se ir deitar. O exercício físico não deve ser realizado imediatamente antes de ir para a cama. E uma hora antes de desligar as luzes, é importante que largue os aparelhos, desde o telemóvel, ao computador ou televisão. 

Estas são algumas das sugestões deixadas por Sandra Marques, especialista em Medicina Interna e Coordenadora da Consulta de Medicina do Sono da Clínica Lusíadas Almada, no 11.º episódio da websérie "Saúde em Dia". A conversa conta também com a participação de Ana Farinha, 43 anos, que antes da pandemia, tinha excesso de peso, andava sempre cansada e dormia mal. Depois de frequentar a consulta do sono, passou a descansar melhor, o que teve um impacto positivo no seu peso e na sua energia. Assista à conversa. 
 

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Colaboração

Dra. Sandra Marques

Clínica Lusíadas Almada:
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