Lusiadas.pt | Blog | Prevenção e Estilo de Vida | Bem-estar | Saúde em Dia: A importância do sono para a saúde física e mental
1 min

Saúde em Dia: A importância do sono para a saúde física e mental

Ana Farinha tinha excesso de peso, dormia mal e sentia-se sempre cansada. Depois de frequentar a consulta do sono, viu o seu bem-estar melhorar. 

O sono não serve só para descansar. É muito mais importante do que isso e pode até ser capaz de prevenir e controlar o aparecimento ou agravamento de doenças. Tal como a alimentação ou exercício físico, o sono deve ser considerado um pilar de saúde.

Só que uma grande parte da população não valoriza esta rotina. Como resultado, dorme mal e dorme poucas horas. Com a pandemia e consequentes alterações do dia-a-dia, este problema veio agravar-se ainda mais. 

É importante preparar uma boa noite de sono. A última refeição, por exemplo, deve ser feita duas ou três horas antes de se ir deitar. O exercício físico não deve ser realizado imediatamente antes de ir para a cama. E uma hora antes de desligar as luzes, é importante que largue os aparelhos, desde o telemóvel, ao computador ou televisão. 

Estas são algumas das sugestões deixadas por Sandra Marques, especialista em Medicina Interna e Coordenadora da Consulta de Medicina do Sono da Clínica Lusíadas Almada, no 11.º episódio da websérie "Saúde em Dia". A conversa conta também com a participação de Ana Farinha, 43 anos, que antes da pandemia, tinha excesso de peso, andava sempre cansada e dormia mal. Depois de frequentar a consulta do sono, passou a descansar melhor, o que teve um impacto positivo no seu peso e na sua energia. Assista à conversa. 
 

Ler mais sobre

Sono

Este artigo foi útil?

We appreciate the feedback.

Please include your email if you want us to follow up with you.

Especialidades em foco neste artigo

Colaboração

Dra. Sandra Marques

Medicina Interna
Clínica Lusíadas Almada
PT