Lusiadas.pt | Hospitais e Clínicas | Hospital Lusíadas Porto | Especialidades | Cirurgia Plástica e Reconstrutiva
Equipas altamente qualificadas para dar resposta às variadas
solicitações na área da Cirurgia Plástica e Reconstrutiva.

A Cirurgia Plástica e Reconstrutiva é a especialidade vocacionada para o tratamento médico e cirúrgico de malformações congénitas, patologias pós-traumáticas, reconstruções pós-tumorais, anomalias de desenvolvimento e ainda para o combate ao envelhecimento e intervenções estéticas.

Sendo uma especialidade com um vasto campo de ação, as Unidades de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva têm equipas com grande experiência em intervenções como rinoplastia, mamoplastia de aumento, lipoaspiração, mas também tratamento de cicatrizes, de queimados, cirurgia da mão, entre outras.

Mantendo os mais altos padrões de qualidade e baseadas na permanente atualização científica, as equipas das Unidades de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva têm à sua disposição equipamento cirúrgico moderno e trabalham de forma multidisciplinar articulando-se com outras especialidades de forma a dar resposta às necessidades particulares de cada doente.

Consultas e Exames

  • Consultas

  • Consulta de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva

    Faça a marcação online através do nosso Portal

    Marcar

Corpo clínico

Dr. António Conde

Coordenador da Unidade de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva — Hospital Lusíadas Porto

Hospital Lusíadas Porto

Áreas de Interesse

Cirurgia Estética Cirurgia Reconstrutiva Cirurgia Mamária Cirurgia Abdominal Cirurgia da Face Rinoplastia Blefaroplastia Otoplastia Cirurgia Plástica do Contorno Corporal

Idiomas

Português, Inglês, Francês e Espanhol

Dra. Cristina Pinto

Hospital Lusíadas Porto

Áreas de Interesse

Cirurgia Mamária estética e de reconstrução mamária Cirurgia Facial estética e reconstrutiva: rinoplastia, otoplastia, bleferoplastia, facelift Cirurgia de contorno corporal: lipoaspiração, abdominoplastia, braquiplastia, lifting das coxas Cirurgia reconstrutiva (tumores cutâneos, pós traumática, etc)

Idiomas

Português Inglês Espanhol

Ver todos

Áreas de Intervenção

Rinoplastia

Visa proporcionar o equilíbrio estético entre o nariz e a face, preservando sua naturalidade.

Esta cirurgia não deixa cicatrizes aparentes.

Só deve ser realizada após os 14 anos, quando a constituição óssea e cartilaginosa do nariz está completa.

Pode ser usada de acordo com a necessidade do paciente, com combinação de enxertos, raspagens e/ou fracturas.

Uma considerável parte das rinoplastias não necessita do uso de tampão e gesso.

Realizada com anestesia geral, dura cerca de 45 minutos, sendo que a alta do paciente pode ser no mesmo dia.

Em casos selecionados, pode ser realizada com sedação leve e anestesia local.

 

Cuidados pré & pós-operatórios

O planeamento cirúrgico deve ser feito sempre de comum acordo entre médico e paciente.

Até que se consiga o resultado almejado, edemas, equimoses, inchaço nos olhos e sensação de nariz entupido são as intercorrências do pós-operatório.

A exposição ao sol só é permitida após 90 dias

Pálperas

Corrige os excessos de pele, a presença de bolsas e acidez muscular na região das pálpebras.

Procura-se embelezar e rejuvenescer o semblante do paciente, mantendo a integridade funcional das pálpebras.

A cirurgia é feita com anestesia local ou geral e, habitualmente, o pós-operatório é indolor.

As cicatrizes ficam disfarçadas nos sulcos dos olhos.

O edema começa a diminuir a partir do 4º dia. O resultado final pode ser constatado no 3ºmês.

Ocidentalização das Pálpebras

Cria-se um sulco para a ocidentalização do olho oriental que geralmente tem uma superfície plana na pálpebra superior, devido a ausência do sulco.

Essa cirurgia dá a falsa impressão de aumento no tamanho dos olhos, sendo muito procurada por orientais que desejam ter um olhar mais expressivo.

Em ambas as cirurgias, o paciente tem alta no mesmo dia.

Cuidados pré & pós-operatórios

Após o 7º dia é permitido o uso de maquilhagem.

Durante 30 dias deve-se evitar a exposição solar e aconselha-se usar óculos escuros.

Facelift / Rejuvenescimento Facial

Obtenha uma aparência mais jovem, minimizando os efeitos da ação do tempo sobre a pele.

Devolva à sua pele a beleza perdida com o passar dos anos, assegurando um aspecto natural sem a aparência de uma pele "esticada". A cirurgia é feita através de pequenas incisões pré-auriculares ("Short-scar Lift").

Frequentemente associa-se a esta cirurgia a Blefaroplastia (cirurgia das pálpebras), a Lipoaspiração da gordura cervical e enxertos de gordura para se obter melhores resultados.

O paciente precisa saber que esta cirurgia pode retardar mas não interromper o processo de envelhecimento. Os efeitos psicológicos são bastante positivos para o paciente.

O paciente pode sentir alguma ansiedade nos primeiros meses. Nesta fase a paciência é fundamental, já que o resultado final só será observado após 3 meses no mínimo. As cicatrizes ficam escondidas no couro cabeludo e nas linhas e dobras naturais da pele.

O tipo de anestesia mais comum é a geral, embora também se use a anestesia local, associada à sedação.

 

Cuidados pré & pós-operatórios

Durante 60 dias deve evitar-se a exposição solar. É aconselhado repouso durante 8 dias.

Otoplastia

Intervenção cirúrgica que permite a correção de orelhas proeminentes.

É uma das cirurgias estéticas mais comuns realizadas na infância, já que por gerar escárnio por parte de outras crianças, pode causar marcas no comportamento e desenvolvimento psíquico da criança.

Sugere-se como idade ideal para realizar o procedimento, entre 5 a 7 anos, uma vez que a orelha já estará totalmente formada e quase igual ao tamanho de um adulto, embora se possa realizar em qualquer idade.

As cicatrizes são praticamente invisíveis por se localizarem atrás da orelha, no sulco formado entre ela e o crânio.

A anestesia é local, associada ou não a uma sedação leve.

O pós-operatório geralmente é indolor e um analgésico comum pode acabar com qualquer incómodo.

O penso é feito com uma faixa para proteger as orelhas operadas e evitar qualquer traumatismo durante os primeiros 7 dias.

Os pontos são retirados entre o 7º e o 14º dia. Logo no primeiro penso, já se pode notar 70% do resultado e após 90 dias o resultado já é definitivo.

 

Cuidados pré & pós-operatórios

É recomendado o uso de uma faixa elástica que deve ser colocada somente para dormir durante 30 dias após a retirada dos pontos.

Cirurgia de Calvície

Recupere o seu cabelo, utilizando técnicas de transplante naturais.

O transplante capilar por meio de microenxertos é, até hoje, o que produz resultados mais satisfatórios. Em calvícies pouco extensas com apenas 1 cirurgia obtêm-se resultados excelentes.

Existem várias técnicas ultrapassadas (punch, rotação de retalhos, expansor de pele) que resultam numa aparência estética artificial e com resultados menos bons.

Este tratamento consiste na remoção de uma faixa de couro cabeludo da área dadora, que é fatiada em enxertos com 1 a 3 fios cada um, que são transplantados individualmente para a área recetora.

Para casos de calvície mais extensa, existe a possibilidade de realizar 2 ou 3 etapas variando conforme a extensão e da área doadora, com um intervalo de 3 meses, em média.

É usada anestesia local e sedação a fim de que o paciente se mantenha relaxado.

Por ser uma cirurgia trabalhosa, leva em média de 3 a 5 horas, sendo o procedimento realizado por uma equipa de 5 pessoas.

 

Cuidados pré & pós-operatórios

Diminuir o fumo, bebidas alcoólicas, medicações, principalmente as que contêm ácido acetil salicílico, por 15 dias antes da cirurgia.

Lavar a cabeça com sabonete antisséptico indicado pelo médico dois dias antes da operação.

Botox / Ácido Hialurónico

Obtenha uma aparência rejuvenescida com botox.

Com o passar dos anos, a frequente contração dos músculos da face leva ao desenvolvimento de linhas de expressão profundas. Ao infiltrarmos pequenas quantidades de botox, conferimos uma aparência mais rejuvenescida, atenuando estas rugas sem alterar a expressão do rosto.

O Botox é uma proteína que, quando injetada superficialmente em alguns músculos da face, inibe ou enfraquece temporariamente a sua contração, o que promove uma correção das rugas do rosto, fazendo com que desapareçam e impedindo o aparecimento de novas linhas dinâmicas ao suavizar as que já existem.

Cerca de seis meses depois, os músculos retomam a sua atividade e o botox pode ser de novo injetado, sem qualquer risco para os pacientes.

Com a aplicação de Ácido Hialurónico, a sua beleza pode ser rapidamente realçada, com resultados prolongados, preenchendo rugas, sulcos faciais, criar lábios mais cheios, e rejuvenescer a pele.

O Ácido Hialurónico é um produto natural e não afeta a expressão ou movimentos faciais.

A aplicação do Preenchimento é feita no consultório, em apenas 10 a 15 minutos, sendo os resultados visíveis no imediato. O tempo de recuperação é mínimo, podendo rapidamente retomar as suas atividades normais.

Os resultados do tratamento com Ácido Hialurónico são duradouros sem serem permanentes, dando a liberdade de escolha em manter o procedimento ou não. Por ser biodegradável e biocompatível, o Ácido Hialurónico é reabsorvido naturalmente pelo organismo e o seu efeito dura geralmente de 6 a 12 meses.

 

Cuidados pré & pós-operatórios

Evitar exposição solar intensa nas horas seguintes ao tratamento.

Abdominoplastia

Melhore o aspeto do seu abdómen devolvendo-lhe o melhor contorno corporal possível.

Esta cirurgia reforça os músculos da região e provoca uma maior tonicidade da parede abdominal, assim como da pele que foi distendida. Não confundir essa cirurgia com tratamento para obesidade (apesar de poder haver redução de peso após a cirurgia, já que são retiradas gorduras e quantidades de pele).

O que define o resultado dessa cirurgia não é a possível perda de peso, mas sim as novas formas que o paciente ganhará. Os resultados são mais satisfatórios quanto maiores forem as quantidades retiradas de pele em excesso.

O tempo de cirurgia é de 4m.

Devido a incisão que é feita, o umbigo será transposto e remodelado se necessário. Existirão cicatrizes na linha suprapúbica (por vezes em forma de T) e periumbilical.

O tipo de anestesia é a geral. O resultado final surge após 6 a 12 meses.

 

Cuidados pré & pós-operatórios

Não tomar ácido acetil-salicílico 10 dias anteriores à cirurgia.

Reduzir ou suspender o consumo de tabaco.

Medicamentos para emagrecer são proibidos e os diuréticos também devem ser evitados.

Deverá igualmente ser comunicado ao médico qualquer mudança no estado físico do paciente (gripes, resfriados, etc.).

Lipoaspiração

Livre-se do excesso de gordura, através de um sistema de aspiração a vácuo.

Em Portugal a Lipoaspiração teve uma grande aceitação e hoje é uma das cirurgias estéticas mais realizadas. O mais indicado é operar pacientes não muito idosos, que não tenham muita flacidez e com gordura localizada.

Depois de muitos casos operados e com a experiência acumulada, chegou-se a uma padronização da técnica:

- Recomenda-se que seja feita para retirada de gordura localizada.

- Não se retiram mais que 3-4 litros em cada procedimento.

- O paciente deve realizar todos os exames pré-operatórios necessários.

Determinados tipos de celulite com grande quantidade de gordura podem ser tratados com lipoaspiração superficial com resultados estéticos muito interessantes.

Esta cirurgia é realizada com um aparelho de lipoaspiração e assistida com ultrassom e/ou motor vibratório.

É feita com anestesia local, epidural ou geral. Quando se opta pela anestesia local ela é geralmente acompanhada de sedação, conforme a extensão da área a ser aspirada.

O paciente pode ter alta no mesmo dia.

 

Cuidados pré & pós-operatórios

Evitar o máximo a exposição a raios solares nas áreas operadas durante 60 dias.

Uso de malhas de compressão elástica por 60 dias.

Mamoplastia - Aumento

Aumente o tamanho das mamas, aumentando também a sua autoestima.

Consiste na introdução de próteses de silicone, geralmente bem toleradas pelo organismo, para aumentar mamas pequenas ou mamas que sofreram atrofias ou diminuição após a gravidez.

Feita também para corrigir mamas assimétricas ou para reconstruir mamas que sofreram mastectomia em consequência de tumores.

De acordo com a indicação e expetativa da paciente, escolhe-se os diversos tamanhos e formatos existentes no mercado.

Na cirurgia de mamoplastia de aumento, na maior parte das vezes opta-se pela anestesia geral.

A incisão é geralmente feita na axila, (podendo também em certos casos, ser feita ao redor da aréola ou no sulco infra mamário) ficando totalmente escondida. Em seguida disseca-se o plano (retro muscular ou retro glandular, conforme os casos), formando-se um bolsa onde será colocada a prótese.

Após a sutura é feito o penso. A paciente tem alta no mesmo dia ou no seguinte.

 

Cuidados pré & pós-operatórios

Uso de soutien apropriado.

Tratamento de Fisioestética.

Mamoplastia - Redução

Confira um aspeto natural e estético às suas mamas.

As mamas desempenham um papel importante na sexualidade feminina. O resultado estético obtido com esta cirurgia é extremamente positivo, sob o ponto de vista do bem estar psicofisiológico da mulher.

Reduz mamas grandes e pesadas, visando solucionar desconfortos e problemas físicos - dores no ombro, pescoço e costas.

Corrige também a forma e flacidez das mamas, reduzindo a quantidade de estrias.

Reposicionar o complexo areolo-mamilar e eventualmente reduzir seu tamanho.

A cirurgia procura equilibrar o volume da mama com o tamanho do tórax chegando a um resultado esteticamente harmónico.

Tempo de cirurgia – 30minutos.

Não são utilizados drenos nem suturas na pele.

Normalmente não existem prejuízos de vascularização e perda de sensibilidade das mamas, exceto em certas técnicas de redução de gigantomastias. A capacidade de amamentar poderá ser prejudicada em grandes reduções.

A anestesia usada é a geral. O paciente tem alta no dia seguinte.

 

Cuidados pré & pós-operatórios

Recomenda-se a suspensão de medicamentos.

Dez dias antes: interrupção do fumo e consumo de bebidas alcoólicas.

Na véspera, jejum absoluto a partir da meia noite.

Deverá ser usado um soutien especial entre 45 a 60 dias após a cirurgia.

Cirurgia Pós-Bariátrica

Indicada para remover o excesso de pele em pacientes que tenham sido submetidos a uma cirurgia gástrica

A cirurgia plástica pós-bariátrica tem como objetivo reduzir o excesso de pele que é formado em pacientes submetidos a uma cirurgia gástrica ou que tenham tido uma acentuada perda de peso. Para além de comprometer a autoestima do indivíduo, devido a deformidade estética causada pelo excesso de pele, também a humidade corporal, e a sua acumulação cutânea pode originar assaduras, irritações, micoses ou até infeções crónicas.

A reparação do contorno corporal exige a utilização de várias técnicas cirúrgicas sendo geralmente realizada em várias etapas. As intervenções mais comuns neste tipo de casos são:

  • Mamoplastia (com ou sem próteses de silicone)

  • Abdominoplastia

  • Lifting Crural (coxas)

  • Braquioplastia (braços)

  • Torsoplastia (lifting do dorso)

  • Gluteoplastia

  • Lipoaspiração

 

Cada tipo de procedimento demora em média 40m. O tipo de anestesia é geral, o paciente fica hospitalizado por 1 ou 2 dias e é fundamental fazer repouso, pelo menos, nos primeiros 30 dias após a cirurgia.

 

Cuidados pré & pós-operatórios

Deverão depender do tipo de cirurgia efetuada.

Implantes - Glúteos

Uma extraordinária cirurgia para quem aumentar as nádegas ou as pernas.

O implante de prótese de glúteo é indicado para pacientes com nádegas pequenas ou que, após emagrecimento, tenham tido uma grande redução de massa corporal. Esta cirurgia é realizada através da colocação de uma prótese de silicone dentro do músculo glúteo maior. A cicatriz fica escondida na prega interglútea, sendo de difícil perceção.

A prótese de glúteo é concebida para aguentar grandes níveis de pressão, sendo mais resistente e espessa que a prótese mamária. Este implante pode também ser associado ao enxerto de gordura e proporciona um resultado muito natural. Para além do aumento, pode realizar-se a elevação do glúteo e tratar a flacidez.

Deverá ser utilizada uma cinta modeladora nos 30 dias após a intervenção. Durante aproximadamente 10 dias, o paciente deverá também dormir de barriga para baixo.

 

Gémeos

O implante de prótese de gémeo é colocado pela parte detrás do joelho mediante a criação de uma bolsa aponeurótica.

Podem ser colocadas uma ou duas próteses, mediante a necessidade do paciente. É habitualmente indicada para casos de atrofia, causadas por acidentes ou lesões.

Esta cirurgia é realizada com anestesia epidural. O paciente tem alta no dia seguinte.

Nas duas semanas anteriores e posteriores à intervenção não tomar aspirinas ou qualquer outro medicamento que contenha salicilato. Após cirurgia, repouso relativo de 5 a 7 dias com os membros inferiores elevados. Será necessário o uso de meias de compressão até 45 dias após a intervenção. Evitar o uso de sapatos de salto alto nas primeira duas semanas de pós-operatório.

Contactos

Fale connosco

22 605 64 50

7h às 22h, 365 dias
Chamadas internacionais
+351 21 770 40 40

Lusíadas

Descarregue a app +Lusíadas para mais saúde

Presencialmente

Avenida da Boavista, 171

4050-115

Porto