A especialidade médica de Dermatologia está vocacionada para o diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças da pele, das mucosas, do cabelo e das unhas.
As equipas das Unidades de Dermatologia da Lusíadas Saúde prestam cuidados humanizados e diferenciados no diagnóstico e tratamento das doenças da pele como a acne, as alopecias, a dermatite atópica ou o cancro da pele.
Na Lusíadas Saúde, a área de Dermatologia dedica-se também à medicina do bem-estar, respondendo às preocupações estéticas de cada pessoa. Na base de cada ação estão equipas de profissionais experientes e dedicados, que têm amplo acesso às mais recentes inovações tecnológicas usadas em prol do cliente.
Corpo clínico
Dra. Susana Vilaça
Coordenador de Dermatologia: Hospital Lusíadas Porto
Unidades
Áreas de Interesse
Dermatologia Geral, Pediátrica e Cosmética; Cirurgia Dermatológica; Rastreio de lesões pigmentadas (sinais); Acne; Eczemas; Psoríase; Tumores cutâneos; Doenças do cabelo; Dermatoses profissionais e ambientais; Dermatoscopia; Lasers
Teleconsulta
Dra. Maria José Cunha Guimarães
Unidades
Áreas de Interesse
Dermatoscopia; Cancro cutâneo; Dermatologia geral; Onicologia e Tricologia; Cirurgia dermatológica; Dermatologia pediátrica
Teleconsulta
Dr. André Cerejeira
Unidades
Áreas de Interesse
Cirurgia dermatológica; Laserterapia; Psoríase; Acne; Rosácea; Eczemas; Doenças do cabelo e das unhas; Rastreio de cancro de pele (sinais)
Teleconsulta
Cirurgia de Mohs
Os cancros de pele são o tipo de cancro mais frequente no ser humano, estimando-se uma incidência de cerca de 13.000 novos casos de cancro de pele por ano em Portugal. Existem várias abordagens possíveis para o seu tratamento, sendo que o mais habitual é a excisão convencional da lesão em questão. Estas cirurgias são habitualmente efetuadas com uma margem de segurança (um mínimo de 4mm em redor do tumor) no entanto, apesar de todos os cuidados durante a cirurgia, podem por vezes permanecer pequenos focos residuais de tumor, apenas detetáveis à microscopia. Nestas situações torna-se necessário recorrer a uma segunda cirurgia ou a outras terapêuticas adjuvantes, de forma a garantir a cura da neoplasia.
Qual o objetivo da cirurgia de Mohs?
A cirurgia por controlo micrográfico de Mohs é uma técnica cirúrgica inicialmente desenvolvida nos Estados Unidos, que minimiza o risco de persistência de tumor durante a cirurgia, garantindo assim taxas de cura próximas de 100% mesmo em tumores agressivos ou em localizações difíceis.
Em que se distingue a cirurgia de Mohs face a outras abordagens disponíveis?
Esta técnica distingue-se da cirurgia convencional na medida em que é realizada a análise microscópica das margens cirúrgicas durante a própria cirurgia e não apenas a posteriori. Tem ainda a vantagem de analisar virtualmente a totalidade das margens (margem superficial e margem profunda) e não apenas uma amostragem da peça cirúrgica, tal como acontece na cirurgia convencional ou nos exames extemporâneos.
A quem se destina?
Face às vantagens em comparação com as outras técnicas, a cirurgia de Mohs tem vindo progressivamente a ser adotada como tratamento de primeira linha na grande maioria de casos de cancro de pele. Tem particular interesse em casos de tumores mal definidos, persistências tumorais, situações de recidiva, tumores com comportamento mais agressivos, ou em casos em que a neoplasia esteja localizada em áreas de pele mais sensíveis tais como o nariz, as pálpebras ou os pavilhões auriculares.
Onde se realiza?
O Hospital Lusíadas Porto torna-se pioneiro por ser a primeiro hospital privado a oferecer esta técnica cirúrgica no norte do país, estando também disponível no Hospital Lusíadas Albufeira.
Contactos
Fale connosco
22 605 64 50
8h às 19h, segunda a sábado. WhatsApp 965 965 301
geral@lusiadas.pt
Escreva-nos um email, coloque dúvidas e peça-nos informaçõesPresencialmente
Avenida da Boavista, 171
4050-115
Porto