Tecnologia, experiência e reconhecimento internacional no
diagnóstico e tratamento de lesões ou doenças relacionadas com a prática desportiva.

A Medicina Desportiva é a especialidade médica vocacionada para o diagnóstico e tratamento de lesões ou doenças relacionadas com a prática desportiva.

Tendo em conta a especificidade das lesões desportivas, com destaque para a Traumatologia e Ortopedia, as Unidades de Medicina Desportiva da Lusíadas Saúde dispõem de equipas com vasta experiência e reconhecimento nacional e internacional, em especial nas áreas da Patologia do Pé e Tornozelo, Joelho e Ombro.

Perante a excelência e multidisciplinaridade dos serviços clínicos, as Unidades de Medicina Desportiva da Lusíadas Saúde têm ao seu alcance a mais avançada tecnologia médico-cirúrgica, com vista a alcançar uma solução eficaz e responder às necessidades mais exigentes dos clientes.

Consultas e Exames

  • Consultas

  • Consulta de Medicina Desportiva

    Faça a marcação online através do nosso Portal

    Marcar

Corpo clínico

Dr. Filipe Lima Quintas

Coordenador da Unidade de Medicina Desportiva — Hospital Lusíadas Porto

Áreas de Interesse

Prevenção e reabilitação de lesões músculo-esqueléticas em contexto desportivo; Recondicionamento ao esforço; Técnicas especiais em MFR (técnicas infiltrativas ecoguiadas, ondas de choque, plasma rico em plaquetas, Mesoterapia); Reabilitação cardíaca e pulmonar.

Idiomas

Português, Inglês, Espanhol

Ver todos

Unidade de Medicina Desportiva

A Unidade de Medicina Desportiva do Hospital Lusíadas Porto visa dar resposta às necessidades médico-desportivas da população em geral e em particular à comunidade desportiva, tendo como base a saúde e o rendimento desportivo, alicerçada na melhor evidência disponível.
Para tal, a articulação de valências complementares e a ação interdisciplinar é fundamental, e assegura a sua saúde e segurança desportiva. Por isso, a prática clínica é regida por boas práticas e pelo empenho de todos os profissionais envolvidos, com compromisso de atualização permanente e de formação continuada.
Assim, após avaliação Médico-Desportiva, poderá ser orientado para áreas core, de acordo com as suas necessidades individuais: Podologia, Nutrição, Psicologia, Fisioterapia, Fisiologia/Biomecânica, ou áreas de especialização de proximidade onde se destacam a Cardiologia, Ortopedia e a Medicina Física e de Reabilitação.
 

A consulta de Medicina Desportiva é fundamental para atletas ou grupos de atletas de um clube ou equipa, que pretendam realizar as suas avaliações médico-desportivas com a finalidade de aptidão ou reabilitação. No Hospital Lusíadas Porto, há a possibilidade de acompanhamento direto com um elemento do clube, pautado pelo rigor, segurança e profissionalismo da equipa.
Assim como, para quem pretende:

  • Avaliar o seu estado de saúde geral antes da participação em atividades desportivas, com emissão de atestado médico oficial;

  • Avaliação médica do risco de participação em desportos ou atividades que podem agravar doenças ou condições médicas pré-existentes (aptidão médico desportiva);

  • Avaliar os fatores de risco de lesões e como prevenir;

  •  Avaliação e prescrição de exercício com objetivos preventivos e terapêuticos, nomeadamente se tiver diagnóstico de, pelo menos, uma doença crónica;

  • Orientação e acompanhamento da fase de reintegração desportiva pós-lesão;

  • Avaliação, acompanhamento e controlo do treino, com orientação e prescrição de exercício físico.

A Unidade está comprometida em melhorar continuamente a qualidade dos serviços e cuidados prestados a caminho da excelência, promovendo assim a sua saúde e segurança.
 

Contactos

Fale connosco

22 605 64 50

7h às 22h, 365 dias Chamadas internacionais +351 21 770 40 40
Lusíadas
Descarregue a app +Lusíadas para mais saúde

Presencialmente

Avenida da Boavista, 171

4050-115

Porto