Centro Multidisciplinar da Diabetes

​Enquadramento

Sendo a verdadeira epidemia do século XXI, a diabetes tem vindo a conhecer um aumento significativo, de ano para ano.

Mais de metade da população em Portugal tem diabetes ou está em risco de ter diabetes, refere o atual relatório anual do Observatório Nacional da Diabetes.

São números muito preocupantes e que exigem uma intervenção séria e integrada que aposte sobretudo na prevenção.

É com esse intuito que nasce o Centro Multidisciplinar da Diabetes do Hospital Lusíadas Porto.

 

 

Centro Multidisciplinar da Diabetes

Um Centro com uma equipa multidisciplinar que olha de forma integrada para a Diabetes, cuidando das várias áreas de manifestação da doença, sem que o doente precise de sair do Hospital.

A equipa é constituída por médicos de medicina interna e endocrinologia, enfermeiros, podologistas e nutricionistas.

A estratégia terapêutica foca-se nos cuidados centrados na pessoa com a qual se partilham decisões. Passa por efetuar o diagnóstico precocemente, tratar integralmente, monitorizar (ensinos de pesquisas de glicemia), orientar (a nível nutricional, cuidados com os pés, entre outros) prevenindo complicações.

As complicações podem ser de várias ordens e de uma gravidade extrema. A diabetes pode danificar os rins, os olhos, o sistema vascular, o sistema nervoso inclusivamente a função sexual. Mas, se o diabético estiver controlado, se for vigiado periodicamente por uma equipa multidisciplinar, pode viver sem esse tipo de consequências.

 

 

Os nossos Serviços

Neste Centro estamos centrados em quem nos procura, ajudando cada pessoa a prevenir complicações e a lidar da melhor forma com a sua diabetes.

Quando surgem casos de maior gravidade ao​ Centro Multidisciplinar da​ Diabetes do Hospital Lusíadas Porto, a vantagem é clara: são de imediato avaliados por uma equipa multidisciplinar, com acompanhamento pelas diferentes especialidades sem necessidade de deslocação e com a garantia de uma equipa dedicada a esta patologia, seja nas áreas de oftalmologia, cardiologia, cirurgia vascular, nefrologia, urologia ou qualquer outra que requeira cuidados específicos para cada situação.

Apostamos ainda na reabilitação das complicações (amputados, dos cegos, das pessoas que tiveram AVC, das pessoas que tiveram enfartes), é possível valorizar as capacidades restantes.

Dispomos da última tecnologia na avaliação do doente com diabetes.

 

 

Coordenação e Equipa

Sob a coordenação da Dra. Paula Pereira  especialista em Medicina Interna, a Unidade dispõe de várias áreas:

- Endocrinologia: Dra. Isabel Torres

- Nutrição: Dra. Alina Fernandes​​

- Podologia: Dra. Carla Ferreira​