Unidade de Atendimento Urgente Pediátrico


A doença pediátrica aguda para além de surgir quando menos se espera, coloca nas famílias um grau de preocupação e exigência muito elevados. A resposta clínica pronta, clara, segura e de qualidade é o que as famílias podem exigir a quem Cuida da criança doente.

O nosso Cuidar está disponível 24 horas por dia e todos os dias da semana.

O nosso Cuidar é praticado por uma equipa de administrativas, auxiliares, enfermeiras e pediatras dedicados à criança e família.

O nosso Cuidar está dirigido para as situações agudas de doença ou traumatismo que justificam cuidados imediatos ou urgentes.

O nosso Cuidar tem como preocupação a orientação global da situação aguda, para a qual dispomos de apoios de Cirurgia Pediátrica, Imagiologia, Análises, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Oftalmologia, Dermatologia entre outras especialidades.

O nosso Cuidar respeita as necessidades da criança e família pelo que sempre que se justifique temos a preocupação de referenciar a criança para os cuidados clínicos que melhor se adaptem às exigências familiares.

O nosso Cuidar valoriza o médico/pediatra assistente da sua criança para o qual, sempre que necessário, é efetuada a partilha de informação necessária para a continuação de cuidados, caso se justifique.

Sentirmo-nos escolhidos pelas famílias para Cuidarmos dos filhos doentes na Pediatria do Hospital Lusíadas Porto, impõe no nosso Ser Profissional um grau de exigência e competência, que nos possibilita em cada ato praticado a busca da excelência na arte de Saber Cuidar.

A Qualidade e a Segurança dos Serviços que prestamos, aliados ao respeito pela Criança e Família, constituem as nossas maiores exigências como unidade de saúde, o que nos possibilitou sermos o 1º Hospital Privado do Norte do país a ter uma Acreditação Internacional.

 

Em que situações deverei ir ao Atendimento Urgente?

- Situações clínicas súbitas com elevação da temperatura, com envolvimento da pele e ou mucosas, com compromisso respiratório, digestivo ou neurológico.

- Acidentes domésticos e escolares com traumatismos associados e que carecem de resposta pronta, adequada e especializada.

- Os quadros clínicos pediátricos, traumáticos ou não, de aparecimento súbito obrigam com frequência à realização de exames auxiliares de diagnóstico, como colheita de produtos biológicos, exames de radiologia ou ecografia. O nosso Hospital tem a capacidade de realizar estes exames segundo os mais elevados padrões de exigência de modo a proporcionar aos pediatras, crianças e famílias a qualidade e segurança que uma instituição com acreditação internacional como a nossa é capaz de oferecer.

 

Destacamos:

- Equipa de médicos especialistas em Pediatria;

- Equipa de enfermagem com especialização na área;

- Internamento;

- Sala de Observação (S.O.);

- Meios Auxiliares de Diagnóstico: suportado por uma avançada capacidade tecnológica na realização do diagnóstico e tratamento;

- Integração com as restantes especialidades pediátricas;

 

Esta unidade oferece um serviço integrado e personalizado num ambiente acolhedor para a criança e adolescente.