3 min

Branqueamento dentário vs. Facetas Dentárias: qual o melhor tratamento para o seu sorriso?

Apesar de ser tão popular, o branqueamento pode não ser o melhor tratamento para o seu sorriso. Existem outras formas de “clarear” ou recuperar a tonalidade mais branca dos dentes e a colocação de facetas dentárias é uma das hipóteses que poderá considerar.  

Ambas são técnicas distintas e de áreas de intervenção também diferentes, no âmbito da medicina dentária. Neste artigo, a Dra. Luísa Zagalo, médica dentista do Hospital Lusíadas Amadora, explica-nos em que consistem estes dois tratamentos e a que tipo de sorriso se destinam. 

O que é o branqueamento dentário e a quem se destina

O branqueamento é um tratamento que tem como objetivo clarear os dentes, tornando-os mais brancos. Não é, no entanto, a intervenção mais adequada a todos os tipos de sorriso.
O branqueamento dentário é recomendado a pessoas que não têm restaurações anteriores, ou desgastes, ou dentes partidos ou com fissuras. 

Que tipos de branqueamento existem?

Existem dois tipos de branqueamentos a que normalmente se recorre. O branqueamento em consultório, feito em uma ou duas sessões, e no qual os dentes ficam um ou dois tons mais brancos no próprio dia. 
Pode também optar-se pelo branqueamento em ambulatório. Trata-se de um tratamento mais gradual, e que pode demorar entre duas semanas a um mês, dependendo de questões de sensibilidade dentária. Este tratamento é feito em casa e as mudanças na tonalidade são mais graduais, o que possibilita um maior controlo da cor do dente. 

Vantagens e desvantagens do branqueamento

A grande vantagem do branqueamento em consultório é a rapidez. No entanto, este é mais dispendioso, e pode provocar mais sensibilidade dentária. 
Em casos onde existe um elevado nível de sensibilidade dentária, a Dra. Luísa Zagalo recomenda o branqueamento em ambulatório. “Normalmente prefiro em ambulatório, porque é mais fácil de controlar o tom final pretendido, e não há tantas questões de sensibilidade dentária”, explica a médica.
No entanto, o branqueamento em ambulatório é mais demorado (entre duas semanas a um mês).

Cuidados a ter com branqueamento 

Após um branqueamento, a médica dentista recomenda a utilização de pastas dentífricas para a sensibilidade dentária, pois é normal ter alguma sensibilidade extra ao frio até uns dias após o término do tratamento. Para além disso, a Dra. Luísa Zagalo aponta como é importante evitar alimentos que manchem ou provoquem pigmentação, tais como o vinho, as amoras, a beterraba e também o café.  
Evitar o tabaco é fundamental, pois é um agente que causa pigmentação dentária.

O que são facetas dentárias? 

As facetas são peças finas, por exemplo de cerâmica ou compósito, que aderem à superfície do dente. Recorre-se ao uso de facetas dentárias quando é necessário alterar a forma dos dentes – restaurações, desgastes dentários, entre outros.

Quais os tipos de facetas dentárias? 

Existem dois tipos de facetas: de cerâmica e de compósito. As facetas de cerâmica assemelham-se mais ao dente e são mais resistentes, mas são mais dispendiosas.

Vantagens e desvantagens das facetas dentárias 

As facetas de compósito podem ser feitas numa só consulta, e são menos dispendiosas. Porém, existem algumas desvantagens como o nível de resistência e o facto de haver alguma degradação ao longo do tempo, causando alterações na cor. No entanto, no caso das facetas de compósito, é possível reparar fissuras e fraturas em consultório, enquanto as de cerâmica têm de ir para laboratório. 

Cuidados a ter após colocar facetas dentárias 

Após a colocação de facetas dentárias deve evitar, principalmente nos primeiros dias, morder alimentos com muita força com os dentes da frente e deve evitar também alimentos rijos. 

É essencial o acompanhamento a cada 6 meses, em consulta de medicina dentária e a prática diária de hábitos de higiene oral que garantam a saúde dos dentes.

Da próxima vez que considerar fazer um branqueamento, lembre-se: talvez não seja esse o melhor tratamento para melhorar o aspeto do seu sorriso. O branqueamento e as facetas dentárias podem devolver-lhe o sorriso mais branco que tanto deseja. No entanto, o tratamento mais adequado a si será recomendado de acordo com as características do seu sorriso e com o aconselhamento profissional de um médico dentista.  

Ler mais sobre

Boca e Dentes

Este artigo foi útil?

Revisão Científica

Dra. Luísa Zagalo

Dra. Luísa Zagalo

Hospital Lusíadas Amadora
PT