Lusiadas.pt | Blog | Prevenção e Estilo de Vida | Saúde da Família | Lavar os dentes: 10 factos e mitos
3 min

Lavar os dentes: 10 factos e mitos

Comer uma maçã substitui a escovagem dos dentes? E pastilhas elásticas sem açúcar? Cátia Gonçalves, médica dentista do Hospital Lusíadas Porto, ajuda a esclarecer verdades e mitos para garantir que fazemos uma boa higiene, a melhor forma de defendermos a nossa saúde oral.

Lavar os dentes três vezes por dia e demorar pelo menos dois minutos em cada lavagem são as principais recomendações de Cátia Gonçalves, médica dentista do Hospital Lusíadas Porto, “para garantir uma boa saúde dentária e periodontal [o periodonto é constituído pelos tecidos que fixam os dentes, como as gengivas e o osso]”. O ideal quando se fala de lavar os dentes é que cada pessoa seja aconselhada por um profissional, para saber o que é mais adequado à higiene da sua dentição, recomenda a médica dentista.

1. As escovas macias são as melhores para as gengivas.

Mito. As escovas macias são desaconselhadas, salvo em situações pontuais (como num período pós-operatório) porque não asseguram uma boa higiene. É a placa bacteriana que provoca inflamação nas gengivas, fazendo-as sangrar.

2. A escovagem mais importante do dia é antes de dormir. 

Facto. Se não lavarmos os dentes os restos de comida permanecem na boca durante a noite, servindo de alimento às bactérias. Quando dormimos, a produção de saliva é menor e quase não há movimento da língua, o que dificulta a eliminação dos restos de comida.

3. Devemos escovar os dentes mal acabamos de comer.

Mito. Esperar meia hora é uma boa regra. Quando se comem alimentos ácidos, como tomate, laranja, limão ou ananás, o esmalte dos dentes fica mais frágil e propenso à abrasão da escova. Deixar passar algum tempo antes da lavagem ajuda a que o pH da boca volte ao normal e o esmalte remineralize.

4. As pastilhas elásticas sem açúcar ajudam a prevenir as cáries.

Facto. Mascar pastilhas elásticas NÃO substitui a lavagem dos dentes, mas ajuda a prevenir as cáries. O xilitol, usado como adoçante, aumenta o pH oral, o que ajuda a proteger os dentes. Por outro lado, quando mascamos aumentamos a produção de saliva e o atrito nos dentes, o que ajuda a eliminar os restos de comida.

5. O elixir substitui a escovagem dos dentes. 

Mito. O elixir pode ser usado como complemento mas não substitui a lavagem dos dentes.

6. Uma boa escovagem dos dentes tem de ser demorada. 

Facto. Deve demorar pelo menos dois minutos para garantir que todas as áreas da boca são lavadas: todas as superfícies dos dentes, gengivas e língua.

7. Comer uma maçã substitui a escovagem dos dentes.

Mito. Alguns alimentos como as maçãs ajudam a limpar os dentes porque a mastigação permite alguma limpeza mas não substituem a escovagem dos dentes.

8. É importante bochechar no fim da lavagem.

Facto. É fundamental para garantir que os resíduos de comida saem da boca. Pode fazê-lo com um elixir, reforçando o flúor que permanece em contacto com os dentes, mas bochechar com água é suficiente.

9. O fio dentário só deve ser usado antes de escovarmos os dentes.

Mito. A ordem não é importante, o principal é garantir uma boa higiene oral que só é assegurada pela escova e o fio (ou escovilhão) dentário.

10. Lavar os dentes: é preciso usar muita pasta de dentes para garantir uma boa lavagem.

Mito. O equivalente a uma ervilha é o suficiente.  

Este é um dos textos que poderá ler na Revista Lusíadas 11

Ler mais sobre

Boca e Dentes

Este artigo foi útil?

We appreciate the feedback.

Please include your email if you want us to follow up with you.

Revisão Científica

Dra. Cátia Gonçalves

Medicina Dentária
Hospital Lusíadas Porto
PT