Lusiadas.pt | Blog | Crianças | Obesidade Infantil | Marque consulta com o pediatra antes de a criança praticar desporto
2 min

Marque consulta com o pediatra antes de a criança praticar desporto

Consultar o pediatra antes de inscrever as crianças numa atividade física ajuda-o a escolher o desporto mais adequado e a prevenir lesões. Descubra todas as vantagens.

O seu filho está pronto para começar a praticar uma modalidade desportiva fora do período escolar? Quer seja um desporto de equipa – como futebol, basquetebol ou andebol –, ou uma modalidade individual – como natação, atletismo ou ciclismo –, o seu filho encontra-se no bom caminho para uma vida mais saudável e feliz. No entanto, antes de começar a levá-lo aos treinos, é importante que marque uma consulta com o pediatra. Saiba porquê, em quatro razões.

1. Consulta com o pediatra: avaliar o estado de saúde da criança

Começar uma atividade física rotineira representa um esforço físico acrescido para o corpo humano. Apesar dos vários benefícios do desporto para a saúde, é importante que as condições físicas da criança sejam avaliadas antes de começar os treinos. O pediatra é o especialista indicado para fazer esta avaliação, até porque está familiarizado com a história clínica da criança. A avaliação física permite concluir se a criança é saudável o suficiente para participar numa modalidade específica e, além disso, poderá identificar fragilidades e problemas de saúde, prevenindo futuras lesões.

2. Esclarecer todas as dúvidas

Tem dúvidas sobre quantas vezes por semana o seu filho pode/deve praticar desporto? Ou procura conselhos de alimentação e hidratação para que a prática desportiva decorra sem riscos? Exponha as suas questões ao pediatra. Este especialista está a par das características específicas do seu filho e, portanto, pode fazer um acompanhamento e esclarecimento personalizado. Ou, em alternativa, reencaminhá-lo para um médico de outra especialidade, caso necessário.

Saiba mais
Quando deve consultar um cardiologista pediátrico?

 

3. Encontrar o desporto mais adequado

O seu filho é a pessoa ideal para escolher o desporto que quer praticar, até porque inscrevê-lo contrariado numa modalidade aumenta as probabilidades de desistência ou de fraco desempenho. No entanto, é importante ouvir as recomendações do pediatra em relação às diversas modalidades e à forma como se adequam às características e à idade do seu filho. Além do desenvolvimento físico da criança, é importante ter também em conta as características cognitivas e comportamentais associadas a cada faixa etária. As crianças mais novas beneficiam, geralmente, de modalidades individuais e associadas a atividades lúdicas, enquanto as crianças mais velhas têm já uma coordenação motora complexa, ideal para modalidades coletivas. Marque consulta com o pediatra do seu filho para saber, exatamente, quais são as modalidades mais indicadas.

4. Acompanhar problemas de saúde crónicos

O seu filho tem um problema de saúde crónico, como asma ou diabetes? Estas doenças podem não ser um impedimento à prática desportiva, mas exigem uma atenção especial de pais, treinadores e da própria criança. O pediatra é o especialista indicado para avaliar se é seguro iniciar uma prática regular de desporto nestas condições, assim como aconselhar quais as modalidades mais adequadas. Além disso, poderá estabelecer um plano de acompanhamento personalizado, com indicações do que deve ser feito caso a criança apresente determinados sintomas durante a prática desportiva.

Ler mais sobre

Criança

Este artigo foi útil?

We appreciate the feedback.

Please include your email if you want us to follow up with you.

Especialidades em foco neste artigo

Revisão Científica

Dra. Margarida Lobo Antunes

Pediatria
Hospital Lusíadas Lisboa
PT