Lusiadas.pt | Blog | Doenças Neurodegenerativas

Tags mais relevantes

Existem mais de 600 doenças neurodegenerativas.

4 min

Doenças neurodegenerativas explicadas

Sem causas determinadas e altamente incapacitantes, as doenças associadas ao funcionamento do cérebro, denominadas neurodegenerativas, como as doenças de Alzheimer, Parkinson e Huntington, entre outras, têm vindo a aumentar a um ritmo exponencial. Estima-se que só em Portugal 153 mil pessoas são afetadas por algum tipo de demência. A adoção de um estilo de vida saudável pode ser um passo importante na prevenção.

O sistema nervoso autónomo tem uma influência determinante no funcionamento do nosso organismo.

2 min

Sistema nervoso autónomo (SNA): 6 perguntas

O que é e qual é a função do SNA? Mariana Santos, neurologista e neurofisiologista clínica no Hospital Lusíadas Lisboa, responde a seis questões sobre o sistema nervoso autónomo, que tem uma influência determinante no funcionamento do nosso organismo.

A doença de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa de causa incerta e que afeta primariamente adultos idosos. Ricardo Coentre, Médico Psiquiatra do Hospital Lusíadas Lisboa, explica como detetar os sintomas e acompanhar o doente.

3 min

O que é a doença de Alzheimer

Ricardo Coentre, médico psiquiatra do Hospital Lusíadas Lisboa, explica como detetar os sintomas e apoiar quem tem a doença de Alzheimer, uma patologia neurodegenerativa de causa incerta que se manifesta, principalmente, numa idade avançada.

A Esclerose lateral amiotrófica  é uma doença degenerativa, da qual se desconhece a causa, lenta e inexoravelmente progressiva. Compromete a inervação motora, ou seja as células (neurónios) do sistema nervoso responsáveis por fornecer o estímulo necessário à contração dos músculos voluntários do nosso corpo

3 min

Esclerose lateral amiotrófica: o que é?

O que é a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), as suas causas e como é feito o diagnóstico? Fernando Pita, coordenador da Unidade Funcional de Neurologia do Hospital de Cascais, ajuda a entender a doença.