Lusiadas.pt | Blog | Check-up

Tags mais relevantes

Saiba o que é o eletrocardiograma, para que serve e como é feito

1 min

Eletrocardiograma passo a passo

Saiba como é feito o eletrocardiograma, para que serve este exame e em que casos é mais indicado fazer.

Segundo a American Cancer Society só cinco a 10% dos cancros são fruto da genética.

3 min

A luta contra o cancro começa na prevenção

Adotar um estilo de vida saudável e não descurar os exames de rastreio são decisões simples, mas que ajudam a reduzir o risco de cancro. Conheça as razões.

Todos os adultos deverão fazer check-up periodicamente.

2 min

Check-up: não adie (mais) o seu

Costuma fazer parte das resoluções de ano novo mas, com muita frequência, é relegado para segundo plano. No entanto, todos os adultos deverão fazer exames de rotina periodicamente. Não se esqueça: o objetivo destes exames regulares não é encontrar doenças mas garantir a saúde.

A SIDA, ou Síndrome da Imunodeficiência Adquirida é uma doença infeciosa causada pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) que enfraquece o sistema imunitário do nosso organismo.

3 min

A importância do diagnóstico do VIH

Em Portugal, o número de novos casos de SIDA/VIH tem vindo a diminuir. A melhor forma de lutar contra este vírus é a informação sobre como evitar e como tratar. Inês Vaz Pinto, especialista em Medicina Interna e responsável pela consulta VIH no Hospital de Cascais, esclarece algumas dúvidas.

O autoexame da mama é uma das formas de fazer a deteção precoce do cancro da mama.

2 min

Como se faz o autoexame da mama?

Incluir o autoexame da mama na sua agenda poderá permitir que identifique de forma precoce um cancro da mama - o que aumenta as hipóteses de o tratamento ser eficaz. Por isso, aprenda a fazê-lo, seguindo estas regras.

Quanto mais precoce é o diagnóstico do cancro da mama, maior é a sua hipótese de cura.

1 min

Diagnóstico do cancro da mama: a que sinais estar atenta

Quando o assunto é cancro da mama, Marta Marum, ginecologista do Hospital Lusíadas Lisboa, aconselha o máximo de atenção: "É importante estar atenta aos sinais que o corpo possa estar a transmitir." Saiba quais são.

Hipercolesterolemia familiar: quais os sintomas do colesterol hereditário

2 min

Hipercolesterolemia familiar ou colesterol hereditário

A hipercolesterolemia familiar (FH), ou níveis elevados de colesterol total e LDL, é uma das causas genéticas mais frequente da doença coronária prematura. Estima-se que existirão 35 milhões de pessoas com FH no mundo, dos quais 20 – 25% são crianças e adolescentes. Diagnosticar precocemente permitirá evitar eventos cardiovasculares.

Faça um checkup regular porque muito mais importante prevenir do que tratar as doenças.

2 min

Check-up: tudo o que um homem precisa saber

Quais os exames de check-up que os homens devem fazer ao longo da vida e quando?

Fatores de risco de cancro da mama

1 min

Fatores de risco de cancro da mama

Todos os anos, são diagnosticados 4.500 novos casos de cancro da mama em Portugal. Conhecer os fatores de risco é essencial para se fazer um diagnóstico precoce.

O paciente também tem o dever de informar o médico corretamente sobre o seu estado de saúde e questioná-lo para ficar devidamente informado.

2 min

Paciente: a importância de ser proativo

No Dia Mundial do Doente falamos de uma nova geração de pacientes – smart patient - ou "paciente inteligente", que já não delega ao médico a total responsabilidade da manutenção ou melhoria da sua saúde: partilha-a.