Lusiadas.pt | Blog | Cancro da Mama

Tags mais relevantes

Importante para o rastreio e deteção precoce do cancro da mama, a mamografia é um exame que utiliza o raio-X e permite uma avaliação geral da mama.

4 min

Mamografia: o que é e como se faz

Importante para o rastreio e deteção precoce do cancro da mama, a mamografia é um exame que utiliza o raio-X e permite uma avaliação geral da mama.

Cancro da mama: testemunho

6 min

“A Leonor é mesmo um milagre”

Maria José Mourão é mãe de Leonor, um bebé saudável de um ano e meio que nasceu em circunstâncias especiais: a mãe foi diagnosticada com um cancro da mama ainda na gravidez. Ainda antes de Leonor nascer Maria José fez uma mastectomia e, depois, tratamentos de quimioterapia no Hospital Lusíadas Porto. Esta é a sua história.

Os desodorizantes podem causar cancro da mama?

3 min

Os desodorizantes podem causar cancro da mama?

Usados para evitar o cheiro que se liberta das axilas, os desodorizantes têm compostos artificiais que são alvo de rumores sobre os seus efeitos na saúde humana.

Cancro da mama: relato na primeira pessoa de quem soube que tinha cancro da mama quando estava grávida

2 min

“Senti uma força que nem sabia que tinha”

Maria José Mourão estava grávida da terceira filha quando o cancro lhe bateu à porta. Submeteu-se a uma mastectomia às 18 semanas de gestação e o parto foi marcado de acordo com o plano de quimioterapia estabelecido na consulta de oncologia do Hospital Lusíadas Porto. Leonor nasceu com 36 semanas, em agosto de 2015, e é uma bebé saudável. Um ano e meio depois, a mãe está bem e prepara-se para regressar ao trabalho. A família está de regresso à rotina!

O autoexame da mama é uma das formas de fazer a deteção precoce do cancro da mama.

2 min

Como se faz o autoexame da mama?

Incluir o autoexame da mama na sua agenda poderá permitir que identifique de forma precoce um cancro da mama - o que aumenta as hipóteses de o tratamento ser eficaz. Por isso, aprenda a fazê-lo, seguindo estas regras.

Quanto mais precoce é o diagnóstico do cancro da mama, maior é a sua hipótese de cura.

1 min

Diagnóstico do cancro da mama: a que sinais estar atenta

Quando o assunto é cancro da mama, Marta Marum, ginecologista do Hospital Lusíadas Lisboa, aconselha o máximo de atenção: "É importante estar atenta aos sinais que o corpo possa estar a transmitir." Saiba quais são.

Fatores de risco de cancro da mama

1 min

Fatores de risco de cancro da mama

Todos os anos, são diagnosticados 4.500 novos casos de cancro da mama em Portugal. Conhecer os fatores de risco é essencial para se fazer um diagnóstico precoce.

Há vida depois do cancro: do diagnóstico ao tratamento

2 min

Cancro: do rastreio ao diagnóstico

Conhecer os eventuais sintomas e tratamentos do cancro é o melhor caminho para perder o medo. Passamos revista a alguns momentos de um processo que faz cada vez mais parte da nossa realidade – em nome próprio ou de terceiros.

A crescente adesão de mulheres que se submetem regularmente a rastreios de cancro da mama tem contribuído decisivamente para a deteção precoce de muitos casos de doença que acabam por ter um final feliz.

1 min

Cancro da mama: o rastreio salva vidas

Se há cada vez mais mulheres que sobreviveram ao cancro da mama, muito se deve à eficácia dos rastreios e aos diagnósticos cada vez mais precoces da doença.

Cancro da mama: os vários tipos de reconstrução mamária

3 min

Cancro da mama: os diferentes tipos de reconstrução mamária

O cancro da mama já não é uma sentença de morte, mas é um duro golpe interferindo na autoestima e identidade da mulher. A medicina tem avançado no tratamento desta doença incluindo o campo da reconstrução mamária e o Hospital Lusíadas Lisboa está na linha da frente.