Lusiadas.pt > Blog > Doenças > Doenças Crónicas

Categorias

Cuidados paliativos: promover o alívio do sofrimento e a dignidade da pessoa

3 min

Cuidados paliativos: promover o alívio do sofrimento e a dignidade da pessoa

Os cuidados paliativos são fundamentais para promover a qualidade de vida do doente, a sua autonomia e dignidade, tendo como objetivos: o alívio dos sintomas físicos, o apoio psicossocial e espiritual, e ainda o apoio à família.

O impacto da COVID-19 na dor crónica

5 min

O impacto da COVID-19 na dor crónica

Os efeitos multidimensionais da pandemia podem ter tido consequências na dor crónica.

Diabetes e doenças cardiovasculares: como se proteger no inverno

2 min

Diabetes e doenças cardiovasculares: como proteger-se no inverno

A diabetes é um dos mais importantes fatores de risco para o desenvolvimento de problemas no sistema cardiovascular, explica a Dra. Cláudia Rocha, especialista em Medicina Interna e Coordenadora da Unidade Multidisciplinar da Diabetes do Hospital Lusíadas Amadora.

doenças inflamatórias intestinais

2 min

Doenças Inflamatórias Intestinais: a relevância de uma boa nutrição

Estas doenças afetam sobretudo o intestino, interferindo com absorção de nutrientes realizada por este órgão. Uma nutrição adequada é fundamental no tratamento.

Fígado gordo: o que é a esteatose hepática?

3 min

Esteatose hepática ou fígado gordo: o que é

A esteatose hepática, conhecida como fígado gordo, é uma situação frequentemente ligada à obesidade e à diabetes que muitas vezes é silenciosa, mas que pode trazer consequências para a função deste órgão importante.

Arritmias: o que são e quais os diferentes tipos

3 min

O que são arritmias?

As arritmias são batimentos anormais do coração. Algumas são benignas, mas outras requerem assistência médica. Saiba o que fazer.

Tratamento prioritário da dor torácica no Hospital Lusíadas Porto

2 min

Via verde para a dor torácica no Hospital Lusíadas Porto

No caso dos problemas cardíacos, todos os minutos contam para que a situação não se agrave. É por isso que na Unidade de Atendimento Urgente do Hospital Lusíadas Porto estes casos são prioritários.

Os vários tipos de dor

3 min

Dor: o 5º sinal vital

A dor pode ser um sinal de alerta e ter um papel fundamental na proteção do organismo, mas também ser ela própria uma doença. José Caseiro, coordenador da Unidade de Tratamento da Dor do Hospital Lusíadas Lisboa, aponta as diferenças e explica como a medicina considera este sintoma um sinal vital e valoriza o tratamento da dor crónica.

Alergias do outono e do inverno

5 min

Também há alergias no outono/inverno

A primavera e o verão são alturas críticas devido aos pólenes, mas é no outono e no inverno que as alergias causadas pelos ácaros de pó de casa se mostram mais incomodativas. Josefina Cernadas, coordenadora da especialidade de Imunoalergologia do Hospital Lusíadas Porto, explica o que está em causa nas alergias respiratórias e o que pode ser feito para minimizar os efeitos da patologia em qualquer altura do ano.

Existem vários tipos de doenças autoimunes, cada uma com características específicas

4 min

O que são doenças autoimunes?

O termo doença autoimune é vago e inespecífico. Existem muitas doenças de vários órgãos e sistemas que cursam com fenómenos de autoimunidade. Nestas situações, é importante que os médicos tentem controlar o sistema imunitário que agride o corpo da própria pessoa.