2 min

O papel do pai na gravidez, no parto e no pós-parto

Colaboração
Quando se está prestes a ter um filho, o pai tem um papel muito importante na vivência do casal ao longo de todo o processo.

Por serem vividos biologicamente pela mulher, a gravidez, o parto e o pós-parto podem ser momentos muito solitários. Mas, para que tudo corra da forma mais suave possível, o apoio do pai (parceiro/a) é essencial nas diferentes etapas, diz a Dra. Paula Ramôa, especialista em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Lusíadas Porto.

Na gravidez

A gravidez é um momento em que ainda não há bebé, mas há já muitas transformações físicas na mãe. Além disso, existe um delicado processo de desenvolvimento fetal, que traz ansiedade e incerteza. Para Paula Ramôa, o papel do pai é fundamental para combater as inseguranças da mulher ao nível físico e psicológico, reforçando-a positivamente, de maneira a que mantenha a autoestima e se prepare para a nova vida que vai chegar. Além disso, há que ajudar a manter a agenda organizada, relembrando o que têm de fazer, acompanhá-la durante o exercício físico recomendado e incentivá-la a manter uma dieta equilibrada.

É também muito importante acompanhá-la às diferentes consultas e exames, sobretudo porque podem haver notícias menos boas e é muito bom ter alguém ao lado, que possa dar um suporte emocional, salienta.

No parto

Paula Ramôa assistiu à mudança que permitiu aos pais começarem a poder assistir ao parto. “Foi uma surpresa muito positiva. A presença dos pais na sala de partos, faz com que as mulheres se sintam mais seguras e apoiadas na altura do bebé nascer“, diz. 
A médica salienta que a presença do pai ajuda a que a parturiente mantenha o controle, por ter ao lado alguém em quem confia a 100 por cento.

O pai deve ficar do lado da mulher, dar a mão e ajudar a puxar. “O assistir à dilatação da vulva e ao aflorar da cabeça do bebé deve ser deixado ao critério do pai. Preferimos assim para evitar qualquer futuro impacto na vida íntima do casal”, aconselha.

No pós-parto

No puerpério, o apoio do pai é essencial para o bem-estar de todos — na distribuição de tarefas domésticas, na divisão das horas de sono, nas trocas de fralda, no acordar e  no adormecer do bebé. Desta forma, ninguém fica excessivamente cansado.

Além disso, o pai pode ter um papel importante na adaptação da criança à mama, afirma a médica. Muitos bebés não começam a mamar imediatamente e isso gera ansiedade junto das mães, sobretudo quando é o primeiro filho. Acham que não são capazes, ficam extraordinariamente nervosas e choram. Por isso, o apoio do pai é essencial nesta fase, tranquilizando-as e garantindo que tudo se resolve. “Estar presente nas mamadas é importante.”

É por todos esses fatores que a médica defende que, pelo menos no primeiro mês, devem estar os dois pais em casa. 

Ler mais sobre

Maternidade

Este artigo foi útil?

Revisão Científica

Dra. Paula Ramôa

Dra. Paula Ramôa

Hospital Lusíadas Porto
PT