2 min

Nutrição no outono em tons de laranja: os benefícios da abóbora 

Com a chegada do outono, o sabor e a versatilidade da abóbora tornam-se protagonistas nas cozinhas, oferecendo uma paleta de deliciosas opções para saborear nesta estação. Mas já se perguntou que benefícios é que este alimento pode ter? 

A abóbora pertence à família das Cucurbitaceae e é cultivada em todo o mundo, destacando-se a sua presença numa enorme variedade de pratos nas nossas cozinhas. Devido ao seu poder antioxidante e anti-inflamatório, este hortícola deve integrar uma alimentação completa, variada e equilibrada. 

A importância nutricional da abóbora 

A polpa da abóbora contém carotenoides, que lhe conferem a cor laranja e amarela. O betacaroteno é o pigmento predominante, sendo convertido parcialmente em vitamina A no organismo. Além disso, a polpa da abóbora apresenta um baixo valor energético (11kcal por 100g de alimento) e é fonte de vitaminas, nomeadamente A e C. Também se destaca uma elevada quantidade de água na sua constituição. 

As sementes da abóbora, muitas vezes esquecidas, apresentam um valor nutricional muito interessante, uma vez que se destacam pelo seu teor em lípidos (46,4g por 100g de alimento), proteína (22g por 100g de alimento) e fibra (10,8g por 100g de alimento). São, também, ricas em minerais como ferro, magnésio, fósforo, potássio e zinco, e contêm ainda vitaminas, como os folatos.

Tabela 1 (Composição da Abóbora) 

tabela valor nutricional abobora

(Fonte: Tabela de Composição de Alimentos Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, 2023) 

Ideias para incluir a abóbora na sua dieta 

Na cozinha, a abóbora apresenta uma grande versatilidade. Pode ser incluída em entradas, sopas, pratos, sobremesas e até mesmo em snacks para o dia-a-dia (por exemplo chips de abóbora, muffins, panquecas ou bolinhas energéticas). 

Como escolher a abóbora  

Caso a abóbora esteja partida, observe a sua cor e firmeza – quanto mais firme for a casca, melhor. Tenha em atenção as datas de validade e não escolha as que apresentem sinais de deterioração. 

Tanto a polpa como as sementes da abóbora oferecem uma ampla variedade de nutrientes, tornando a abóbora um alimento muito interessante do ponto de vista nutricional.  

Assim sendo, celebre a chegada do outono e utilize a abóbora na sua cozinha. Dê asas à sua imaginação! 
 
Realizado por Beatriz Vieira (Nutricionista no Hospital Lusíadas Amadora), Cristiana Brito (Nutricionista no Hospital Lusíadas Amadora) e Inês Chambel (Estagiária à Ordem dos Nutricionistas).

Ler mais sobre

Nutrição

Este artigo foi útil?

PT