Lusiadas.pt | Blog | Prevenção e Estilo de Vida | Exercício | Caminhada e corrida: cuidados a ter
3 min

Caminhada e corrida: cuidados a ter

Caminhar e correr são duas atividades muito populares e indicadas para todo o tipo de pessoas independentemente do aporte físico e da idade.

Caminhar e praticar corrida usufruindo de um local ou paisagem agradável, com a maior regularidade possível, tem inúmeras vantagens:

  • Melhora a condição física;
  • Ajuda na manutenção de um peso ideal;
  • Diminui os níveis de stresse;
  • Diminui a ansiedade.

Contudo para existir esse benefício é preciso ter em conta pormenores, que com a prática contínua fazem a diferença. Um desses pormenores é o calçado a utilizar.

Corrida: calçado adequado

Escolher o calçado adequado para o seu tipo de pé é meio caminho andado para evitar lesões e usufruir de todos os benefícios da corrida. Das inúmeras características individuais que o calçado deve ter desde a cor, o design, o tamanho, o formato e a marca, o peso do corredor e o tipo de piso são dois aspetos de extrema importância a ter em atenção no momento da compra. Para quem está a iniciar a corrida, o melhor conselho é juntar numa sapatilha o maior número de 'interesses pessoais', experimentar o maior número de sapatilhas e optar pelo que melhor se adequa ao seu pé.

Numa fase inicial o tipo de passada não será um ponto decisivo na escolha do calçado. Deverá optar por um ténis neutro, onde o apoio é feito de forma uniforme em todo o pé. À medida que se desenvolve o gosto pela corrida esse passará a ser um dos pontos fulcrais a ter em conta.

O peso da pessoa é um fator de extrema importância. A corrida multiplica o impacto do peso do corpo 3 a 6 vezes. Num indivíduo de 60Kg, o calçado terá que suportar um impacto mínimo de 180kg, multiplicado pelo número de quilómetros feitos pela pessoa. Um reforço de 10% nos elementos amortecedores (característica muito importante a ter em conta, já que absorve o impacto inicial, onde se exerce a maior pressão) reduz em cerca de 20kg a força no impacto de uma pessoa de 70 kg.

Tipo de piso

O tipo de piso também deverá ser motivo de reflexão. Numa altura de contenção económica, não será comportável com o orçamento pessoal a compra de vários tipos de calçado consoante o tipo de piso. Deverá considerar o tipo de piso que utiliza com mais frequência e, à medida que define o seu local de corrida, adapte o calçado. Recomenda-se:

  • Calçado com maior tração para a terra batida;
  • Calçado com maior capacidade de amortecimento na corrida em alcatrão;
  • Calçado que permita amortecer o impacto na areia, se escolher a praia.

Quando se diz que a pessoa deve escolher o que melhor se adequa ao seu pé, refere-se basicamente ao conforto do calçado. O conforto no calçado refere-se à largura e ao tamanho mais apropriado, a necessidade de os dedos terem espaço para abrir na passada sobretudo quando o pé está fletido, e à importância da zona posterior do calçado ter um apoio sólido para evitar lesões no calcanhar e tornozelo.

Quem deve correr

A corrida pode ser praticada por qualquer indivíduo, desde que tenha capacidade física para tal, ou seja, é importante que a intensidade do esforço seja compatível à capacidade funcional. Para aqueles que já caminham e que possuem melhor condição físico, a corrida passa a ser natural, pois o esforço exigido para manter a mesma frequência cardíaca no treino obriga a acelerar o passo.

É aconselhável que se façam exames antes da prática da atividade física para identificar possíveis doenças ou limitações físicas que impeçam a prática da corrida. O estado nutricional bem como a hidratação adequada devem ser tidos em conta.

Alimentação, hidratação e aquecimento

Antes de começar a correr, e após a escolha mais acertada do seu calçado, é fundamental complementar o exercício com uma alimentação variada e adequada.

A hidratação prévia e pós exercício é fundamental para evitar desequilíbrios hidroeletrolíticos provocados pelo suor e serão mais graves consoante a intensidade do exercício. Para evitar lesões é recomendado um aquecimento prévio de todos os músculos bem como o alongamento dos mesmos no final do exercicio. De preferência corra em sítios agradáveis e tenha atenção ao trânsito.

Ler mais sobre

Desporto

Este artigo foi útil?

We appreciate the feedback.

Please include your email if you want us to follow up with you.

PT