4 min

Longevidade: dicas para viver mais e melhor

Colaboração
Será possível viver mais anos, com mais qualidade? Descubra as dicas de longevidade da Dra. Vera Afonso, Coordenadora da Unidade de Medicina Geral e Familiar do Hospital Lusíadas Lisboa.

Das Blue Zones às inovações na saúde, onde estamos agora a nível de avanços na área da longevidade? É possível viver mais anos, com mais qualidade?  Nesta série de artigos sobre a longevidade, partilhamos consigo as melhores dicas de médicos de várias especialidades. O pontapé de partida é dado pela Dra. Vera Afonso, Coordenadora da Unidade de Medicina Geral e Familiar do Hospital Lusíadas Lisboa, para uma introdução a este tema que é tão relevante.

O que é a longevidade?
 
A longevidade caracteriza-se pela capacidade de viver mais anos, e com mais saúde. Ou seja – não basta viver mais, é preciso também viver com qualidade e com bem-estar.
 
Sabemos que a esperança média de vida tem vindo a aumentar nas últimas décadas, e isso é o resultado de vários avanços na área de medicina e de outros fatores. Em Portugal, no triénio 2020-2022, a esperança média de vida à nascença foi estimada em 80,96 anos: 78,05 anos para os homens e 83,52 anos para as mulheres, de acordo com dados do INE.
 
A maior parte dos países desenvolvidos em que este aumento se tem verificado, tem acesso a vacinas, antibióticos, água potável, a melhores condições de higiene e saneamento, bem como a uma boa nutrição e condições de vida dignas.
 
A literacia na saúde é também um dos fatores que tem vindo a ganhar destaque na melhoria de condições de vida da população.
 
Quais as principais dicas para viver mais e melhor?
 

  • Ter uma alimentação equilibrada: a alimentação é um dos melhores pontos de partida para uma vida com mais saúde e vitalidade.
  • Ser ativo: ser ativo é um dos fatores determinantes para o bem-estar de cada pessoa. Fazer cerca de 30 minutos de exercício por dia é o recomendado. Pode encontrar formas de o fazer, mesmo que passe a maior parte do tempo a trabalhar sentado.
  • Sono de Qualidade: regularizar o seu sono é essencial para combater a mortalidade, de acordo com este estudo da Sleep Research Society. As variações e irregularidades (dormir muito pouco, ou demasiado), podem causar uma diminuição da longevidade.
  • Manter um peso saudável ao longo da vida: isto é alcançado, naturalmente, ao seguir-se as dicas 1 e 2. No entanto, importa referir que um peso saudável é um dos fatores mais favoráveis à longevidade. Por exemplo, a obesidade e excesso de peso podem causar hipertensão ou outras doenças cardiovasculares, diabetes e determinados tipos de cancro.

 
Quais os maiores obstáculos à longevidade?
 
Sem dúvida, um dos maiores obstáculos à longevidade é o tabagismo. Em média, um fumador perde cerca de 10 anos de vida em comparação com um não fumador. Para além disso, fumar causa doenças e problemas a múltiplos níveis.
Pode chegar a dizer-se que, se alguém quer viver mais anos e com saúde, o primeiro passo é não fumar.
 
Ainda assim, existem outros fatores que podem ser grandes obstáculos a uma vida longa e saudável: o sedentarismo, o stress e a depressão, por exemplo.

Vitalidade e bem-estar depois dos 60 anos

Ter 60 anos marca normalmente uma grande viragem na vida de qualquer pessoa. Para além de ser nesta etapa da vida que se começa a aproximar a reforma, normalmente é nesta fase que se começam a desenvolver alguns problemas de saúde mais graves.  

E como podemos ajudar pessoas a viver com saúde e energia depois dos 60 anos? Começar pelo exercício físico, é sempre uma boa opção. Normalmente, recomenda-se uma Avaliação Médica Geral, personalizada, em que temos uma visão geral do estado de saúde de cada pessoa, pois não temos dúvidas que prevenir nos pode trazer mais longevidade e com mais qualidade de vida.

O acompanhamento nutricional, psicológico e médico são essenciais. Apesar de estar disponível múltipla informação acerca do tema da longevidade, é mais adequado ter um acompanhamento individualizado nesta fase, assim como um plano de tratamento que se adeque às necessidades de cada pessoa.

Qual a importância de fazer Check-ups regulares?
 
Os Check-ups de saúde regulares são essenciais, em qualquer idade. Diagnosticar doenças precocemente pode dar anos de vida e evitar tratamentos mais invasivos, com perda de qualidade de vida.
 
Estamos numa fase, na área da saúde, em que se fala muito sobre a importância de prevenir: e isto acontece essencialmente porque a prevenção pode ajudar, efetivamente, a dar mais anos de vida, com mais saúde.
 
Qual a importância do acompanhamento em várias áreas de especialidade?
 
"É necessária uma abordagem multidisciplinar à longevidade. Os temas como o stress, a depressão, a qualidade do sono, o excesso de peso, o tabaco, o sedentarismo, os antecedentes familiares, entre outros, devem ser priorizados, no âmbito da consulta de Medicina Geral e Familiar, assim como em articulação com outras especialidades no intuito de se conseguir o melhor plano de prevenção e orientação para aquela pessoa, em concreto", explica a Dra. Vera Afonso.
 
Também o acompanhamento por parte de um psicólogo ou de um nutricionista se revela imprescindível e complementar, neste âmbito.
 
Viver mais, e com saúde é possível. É inegável o contributo da alimentação, do exercício físico e do movimento diário. No entanto, há muito mais para além destas dicas, no tema da longevidade. Ter um propósito – ou Ikigai -, ou até apoio familiar nas fases mais avançadas da vida, entre outros tópicos, são alguns dos temas explorados pelos especialistas neste tema.
 

Ler mais sobre

Check-up

Este artigo foi útil?

Revisão Científica

Dra. Vera Afonso

Dra. Vera Afonso

Coordenador da Unidade de Medicina Geral e Familiar

Hospital Lusíadas Lisboa
PT