2 min

Açaí: propriedades nutricionais

Rico em minerais como cálcio, ferro, potássio e magnésio, o açaí é também uma fonte de vitaminas A, B6, C e E. Conheça melhor este fruto da moda.

O açaí é o fruto do açaizeiro que cresce na região da Amazónia, sendo originário do Brasil.  O seu nome científico é Euterpe oleracea e é uma baga de cor violeta-escura, com um sabor semelhante a uma combinação de mirtilo, chocolate negro e citrinos. Devido às suas propriedades antioxidantes é considerado um superalimento.

  • Tem cerca de 70 kcal por cada 100g;
     
  • Tem um elevado teor de lípidos (50% do seu valor energético total), particularmente em ácidos gordos ómega 9 (ácido oleico) e ómega 6 (ácido linoleico);
     
  • Tem um reduzido teor de açúcares: cerca de 4g de hidratos de carbono por cada 100g;
     
  • É rico em minerais como cálcio, ferro, potássio e magnésio;
     
  • É fonte de vitaminas A, B6, C e E;
     
  • Elevado teor de fibra;
     
  • Rico em antocianinas, pigmentos flavonoides que atuam no combate ao envelhecimento precoce e até mesmo na prevenção de alguns tipos de cancro.

Em Portugal, está disponível para consumo sob a forma de pó, barritas, bebidas, doces, gelados e também como suplemento alimentar. Das opções referidas, o açaí sob a forma de pó corresponde a 100% do produto liofilizado e não possui mais ingredientes adicionados, tornando-se uma boa opção para incluir na alimentação, em batidos, sumos, entre outros.

Porém, quando é transformado em polpa e se acrescenta, por exemplo, xarope de guaraná, o valor energético total deste aumenta, tornando-o uma opção menos interessante do ponto de vista nutricional. Na forma de suplemento nutricional não há, ainda, evidência científica que seja benéfico, por não haver avaliação pela Food and Drug Administration, entidade responsável pelo controlo de suplementos alimentares nos Estados Unidos.

A tabela abaixo fornece informação nutricional do açaí sob as diversas formas em que é possível encontrá-lo: Açaí: propriedades nutricionais  

Ler mais sobre

Dietas

Este artigo foi útil?

Revisão Científica

Dra. Joana Bernardo

Dra. Joana Bernardo

Hospital Lusíadas Lisboa
PT