2 min

Há alimentos que podem acelerar o metabolismo?

Colaboração
Há alimentos que necessitam de um maior dispêndio energético para serem digeridos – estes são considerados alimentos termogénicos. Saiba quais são.

O que é a termogénese?

Os processos de digestão, absorção e utilização de nutrientes requerem a utilização de energia por parte do organismo. Aquando da ingestão de alimentos, existe um aumento da produção de calor pelo corpo. A termogénese corresponde à energia na forma de calor associada aos processos de metabolismo de um alimento.

O que são alimentos termogénicos?

Todos os alimentos necessitam de energia para serem digeridos, ou seja, têm a capacidade de acelerar o metabolismo. No entanto, existem alguns que se destacam mais do que os outros, uma vez que necessitam de um maior dispêndio energético para serem digeridos – estes são considerados alimentos termogénicos. A termogénese induzida pela dieta representa um gasto energético de cerca de 10% do gasto energético diário total.

Quais são os alimentos termogénicos?

 A composição em macronutrientes da dieta pode influenciar diretamente o equilíbrio energético, sendo que a termogénese pode apresentar resultados diferentes dependendo da distribuição de proteínas, lípidos e hidratos de carbono. A proteína é considerada o macronutriente com maior poder termogénico, seguida dos hidratos de carbono e, por último, dos lípidos. A cafeína, a canela, o chá verde, o gengibre, a curcuma e a pimenta são alguns exemplos de alimentos considerados termogénicos. Também alimentos com carnitina na sua constituição fazem parte deste grupo (carne, peixe, abacate, leite).

Contraindicações na ingestão de alimentos termogénicos:

  • Os alimentos termogénicos não devem ser consumidos no período noturno para não prejudicarem o sono;
  • O consumo em excesso destes alimentos está associado ao aparecimento de sintomatologia como dores de cabeça, tonturas, insónias e problemas do trânsito gastrointestinal.

Em suma:

Os alimentos termogénicos podem ser incluídos numa alimentação saudável – equilibrada, variada e completa. Estes alimentos são, frequentemente, associados a dietas para perda de peso. Contudo, a sua inclusão com esse objetivo deve ser realizada sob orientação do seu nutricionista.

 

Ler mais sobre

Dietas

Este artigo foi útil?

Revisão Científica

Dra. Ana Rita Silva

Dra. Ana Rita Silva

Hospital Lusíadas Lisboa
Clínica Lusíadas Almada
PT