Lusiadas.pt | Blog | Prevenção e Estilo de Vida | Nutrição e Dieta | Manteiga de amendoim: prós e contras
2 min

Manteiga de amendoim: prós e contras

A manteiga de amendoim é um produto alimentar preparado a partir da moagem do amendoim torrado seco, que resulta num creme de barrar natural. Contudo, existem no mercado versões que deverão ser evitadas, uma vez que contêm sal, açúcares adicionados e gorduras hidrogenadas.

Benefícios da manteiga de amendoim

O amendoim é um excelente alimento que – quando consumido com moderação devido ao seu valor energético – pode constituir uma boa fonte de vitaminas, minerais e fitoquímicos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias na nossa alimentação. Assim, na sua composição podemos encontrar mais de 20 aminoácidos, polifenóis, antioxidantes, vitaminas e minerais.

Entre as vitaminas destacamos a vitamina E, os folatos e as vitaminas do complexo B, nomeadamente as vitaminas B3 e B6. A manteiga de amendoim é, também, rica em minerais como o magnésio, fósforo, potássio, zinco, cobre e manganésio. Possui, ainda, na sua composição resveratrol, flavonóides e fitoesteróis que auxiliam na proteção cardiovascular, uma vez que desempenham um papel importante na regulação do colesterol.

As gorduras presentes são essencialmente gorduras insaturadas (mono e poliinsaturadas), podendo ser uma ótima alternativa às gorduras de origem animal, que auxiliam na redução do LDL – lipoproteína de baixa densidade, o conhecido “mau colesterol”. Pelos beneficios já mencionados, a manteiga de amendoim, de uma forma geral, é adequada a toda a população saudável, podendo ser integrada num plano alimentar equilibrado.

Manteiga de amendoim: moderação no consumo é essencial

Atualmente, tem-se vindo a verificar um aumento de consumo deste produto. Contudo, e como já referido, a manteiga de amendoim, pelo seu elevado valor calórico, deverá ser consumida de forma moderada e na sua essência. Assim torna-se importante conhecer a sua composição nutricional.

Manteiga de amendoim: vantagens e desvantagens

Como consumir a manteiga de amendoim?

A manteiga de amendoim pode ser utilizada não só para barrar (pão/tostas integrais, frutas frescas), como também é ótima em batidos e até mesmo em diversos cozinhados.

Ler mais sobre

Dietas

Este artigo foi útil?

We appreciate the feedback.

Please include your email if you want us to follow up with you.

PT