2 min

Marmitas saudáveis para levar para o trabalho

Colaboração
O segredo para fazer da marmita uma boa aliada é o planeamento. Agora só depende de si.

Levar a marmita é, antes de mais, um hábito que tem de ser trabalhado e cujo sucesso depende muito do planeamento. Não se esqueça que o tempo dedicado ao planeamento é tempo ganho na hora da confeção das marmitas saudáveis. Planear previamente um menu semanal pode ser uma ajuda preciosa para fazer as compras certas, nas quantidades necessárias e de modo a garantir uma alimentação equilibrada e variada. Elaborar uma ementa semanal é uma boa maneira de evitar a monotonia alimentar, que é, habitualmente, o primeiro passo para desistir. Pode, ainda, optar por cozinhar uma dose extra ao jantar, a contar com o almoço do dia seguinte, sempre que a ideia lhe agradar.

Cuidados a ter na organização da marmita

Tente organizar a marmita num momento do dia em que não esteja com fome e sempre de acordo com a quantidade que costuma servir, por norma, no seu prato de refeição, de modo a não criar o hábito de consumir mais do que o necessário. Tenha em consideração a Roda dos Alimentos e privilegie o consumo de legumes cozidos ou crus, que deverão ocupar metade da marmita, acrescentando posteriormente um quarto de uma fonte alimentar proteica (carne, peixe, ovos…) e um quarto de uma fonte de hidratos de carbono (arroz, massa, batatas, leguminosas…).

  • Confeção dos alimentos:

Prefira grelhados, estufados/assados simples ou cozidos, em vez de fritos; evite a adição de molhos e, particularmente, os molhos à base de leite, mais propensos a deteriorarem-se.

  • Transporte:

Use um saco térmico ou uma geleira; nos dias de maior calor, coloque placas de gelo para manter a frescura dos alimentos durante mais tempo; assim que chegar ao trabalho, coloque a marmita no frigorífico. Estes cuidados são importantes para evitar eventuais intoxicações alimentares.

  • Armazenamento:

Os alimentos quentes devem estar separados dos frios para evitar contaminações cruzadas, para não alterar a sua apresentação e, acima de tudo, para evitar toxinfeções alimentares.

Sugestões de almoços práticos e saudáveis

•    Frango e legumes estufados, com sementes de papoila e arroz basmati;
•    Omelete com cebola e salsa sem gordura com cuscuz e salada de tomate;
•    Filetes de peixe-espada grelhado com batata-doce e legumes assados;
•    Salteado de grão, pimentos e brócolos com quinoa e avelãs torradas.

Sugestões de lanches saudáveis

•    Frutos secos torrados/natural sem fritura e adição de sal/mel (nozes, avelãs, amêndoas, pinhões);
•    Vegetais em cru (cenoura crua, rabanetes, pepinos miniatura, tomate cherry);
•    Iogurte com flocos de aveia;
•    Fruta fresca (maçã, pera, kiwi, ananás, morangos, mirtilos, framboesas).

Ler mais sobre

Dietas Medicina do Trabalho

Este artigo foi útil?

Revisão Científica

Dra. Joana Bernardo

Dra. Joana Bernardo

Hospital Lusíadas Lisboa
PT