Lusiadas.pt | Blog | Prevenção e Estilo de Vida | Nutrição e Dieta | Vitamina B12: para que serve?
2 min

Vitamina B12: para que serve?

Sabia que existem 13 vitaminas no organismo humano? E que deve consumir leite, ovos, peixe ou carne para encontrar a B12 que é importante para a normal densidade óssea?

A vitamina B12 é uma das 13 vitaminas identificadas no organismo humano e pertence ao grupo das nove vitaminas hidrossolúveis (como a vitamina C e outras do complexo B). Como é solúvel em água é prontamente eliminada pelos rins se estes funcionarem de forma normal. Explicamos-lhe de seguida que alimentos deve comer e como detetar se está em falta no seu organismo.

Por que razão a vitamina B12 é importante?

A importância da vitamina B12 reside no facto de ser essencial e imprescindível para a hematopoiese, isto é, para a síntese dos elementos figurados do sangue e suas funções e para o normal funcionamento do Sistema Nervoso Central e Periférico. Desempenhará, ao que se pensa atualmente, um papel importante para a normal densidade óssea.

Em que alimentos se encontra a vitamina B12?

As principais fontes de vitamina B12 são a carne, o fígado, o peixe, os ovos, o leite e seus derivados.

Que alimentos não contêm vitamina B12?

Os leites de origem vegetal (como o leite de soja, que contêm variantes de vitamina B12, que não são absorvidas ou que, sendo-o, são inativas no ser humano). Também os vegetais de cultura orgânica contêm quantidades comprovadamente insuficientes.

Em que situações há um défice desta vitamina?

  • Quando há deficiências alimentares.

É o caso de uma dieta vegetariana rigorosa, especialmente na gestação. E do alcoolismo crónico, entre outras situações.

  • Se se registam anomalias gástricas.

Tal como acontece na anemia perniciosa, numa gastrite crónica ou na gastrectomia/cirurgia gástrica da obesidade. Não podemos esquecer que, em casos de défice, os preparados multivitamínicos usuais não satisfazem as necessidades de vitaminas (como a B12) ou de nutrientes (ferro, cálcio, etc.).

  • Quando se verificam doenças do intestino delgado.

A doença de Crohn é um dos exemplos.

  • Devido a alguns fármacos.

Tais como a metformina e outros.

Quais os sintomas do défice desta vitamina?

Estes dependem da gravidade do défice e da sua duração, da idade, da reserva funcional respiratória, cardíaca, cerebral e muscular:

  • Pode sentir um simples cansaço (astenia);
  • Falta de forças (adinamia) ou falta de ar (dispneia);
  • Uma angina de peito quando há uma insuficiente oxigenação coronária ou défices cognitivos (desde problemas de atenção e concentração, a cálculo ou falta de memória);
  • Quando afeta o sistema nervoso, pode também haver sensação de um formigueiro, perturbações da marcha ou até uma grave fraqueza muscular dos membros inferiores.

Devo tomar suplementos?

Quem tenha uma alimentação diversificada e em quantidade suficiente, não necessita, por regra, de suplementos com vitamina B12, salvo se pertencer a um grupo de risco. O médico assistente deve ser sempre consultado.

Quando é que a vitamina B12 pode ser fatal?

Felizmente são casos raros. Regista-se principalmente em demências ou paraplegias por défice de vitamina B12 e tanto de forma direta, como acontece em qualquer demência, como indireta, pelas complicações que ambas as situações acarretam, como imobilidade, úlceras de pressão, infeções.

Ler mais sobre

Ossos

Este artigo foi útil?

We appreciate the feedback.

Please include your email if you want us to follow up with you.

PT