3 min

Check-up: não adie (mais) o seu

Colaboração
Fazer um Check-up regularmente pode ajudar a prevenir doenças ou até a diagnosticar precocemente alguma condição, em alguns casos. Com um check-up ficará a saber o máximo possível sobre o estado geral da sua saúde. E todos os adultos saudáveis devem fazer exames de rotina anuais.

Check-up: o que é?

Os exames regulares de saúde – aos quais vulgarmente se chama check-up – são indispensáveis para quem quer garantir uma vida saudável, independentemente do género ou da idade.

A periodicidade é variável: se se tratar de um adulto saudável, é recomendável fazer um check-up anual. Já a presença de fatores de risco e/ou de uma doença crónica como hipertensão ou diabetes, entre outras, obriga a uma vigilância personalizada que deverá ser definida pelo médico assistente.

Alexandra Malheiro, especialista de Medicina Interna no Hospital Lusíadas Porto, indica os exames que devem ser feitos de forma regular.

Que exames deve fazer regularmente?

É essencial fazer análises clínicas gerais (perfil lipídico, ureia, glicemia, entre outras;) medição da tensão arterial e um Eletrocardiograma (ECG).

O eletrocardiograma deve ser realizado de 2 em 2 anos, a partir dos 40 anos, particularmente no caso de ser fumador, hipertenso, se existir uma doença cardíaca ou diabetes.

Para além disso, existem rastreios específicos que cada pessoa deve fazer, tendo em conta a idade e outras características. São eles:

  • Rastreio visual

Deve ser feito de 2 em 2 anos;

  • Rastreio auditivo

A partir dos 40 anos, devendo ser repetido de 3 em 3 anos;

  • Colonoscopia

Permite detetar precocemente o cancro do cólon. Deve ser realizado aos 50 anos e repetido de 5 em 5 anos;

  • Exame dermatológico

Permite detetar alterações cutâneas e cancro da pele. Deve ser realizado de 5 em 5 anos, exceto se houver indicação contrária do dermatologista.

  • Densitometria óssea

É um instrumento para o diagnóstico de osteoporose, por determinar a densidade mineral óssea. Nas mulheres deve ser feito depois dos 65 anos – caso não existam fatores de risco. Nos homens, este exame deve ser feito, geralmente, a partir dos 70 anos.

Outros exames que deverá realizar periodicamente

Mulheres

No caso das mulheres, existem exames específicos que podem ajudar a diagnosticar precocemente doenças como o cancro da mama ou o cancro do colo do útero. 

  • Mamografia e ecografia mamária

São exames de rastreio que permitem diagnosticar precocemente o cancro da mama. Não existindo antecedentes familiares, devem ser realizadas a partir dos 45 anos e repetidos de dois em dois anos. Existindo antecedentes familiares, a primeira mamografia e ecografia mamária devem ser realizadas por volta dos 35 anos e, depois, repetidas conforme conselho médico.

  • Teste de Papanicolau (citologia)

Permite detetar precocemente o cancro do colo do útero. Deve ser feito 1 ano após início de relações sexuais e repetido de 3 em 3 anos. A partir dos 65 anos, e caso na última década os resultados de 3 citologias tiverem sido negativos, o prazo poderá ser alargado, de acordo com a opinião do médico assistente e conforme o grau de risco da pessoa.

Homens

  • Doseamento do Antigénio específico da Próstata (PSA)

Análise que ajuda na deteção precoce de cancro da próstata e que deve ser feito a partir dos 45 anos. O exame prostático é recomendado a partir dos 50 anos.

A importância de manter um estilo de vida saudável

Em paralelo à vigilância da sua saúde, não se esqueça que deve manter ou adotar hábitos saudáveis (está sempre a tempo): não fumar, manter um peso adequado, fazer uma alimentação equilibrada, diversificada, pobre em gorduras saturadas e sal, e praticar exercício físico.

Os Check-ups nas unidades Lusíadas adaptam-se ao estilo de vida e necessidades de cada um – e encontrará o nível certo para si, com a conveniência de fazer todo o circuito de exames, análises e consultas na mesma Unidade, numa manhã ou um dia, e obtendo também os resultados e diagnóstico com recomendações médicas, em poucas horas.

Ler mais sobre

Check-up Exames

Este artigo foi útil?

Revisão Científica

Dra. Alexandra Malheiro

Dra. Alexandra Malheiro

Hospital Lusíadas Porto

Especialidades em foco neste artigo

Especialidades em foco neste artigo

PT