3 min

Psicoterapia: o que é e como o pode ajudar?

Depressão, ansiedade e dificuldades de relacionamento são algumas das situações em que a psicoterapia pode ajudá-lo. Júlia Machado, psicóloga do Hospital Lusíadas Porto, explica no que consiste este método de tratamento.

O que é a psicoterapia

A psicoterapia é uma atividade profissional e um método de tratamento de problemas psicológicos e emocionais, entre as quais a depressão, a ansiedade e as dificuldades de relacionamento com as outras pessoas, baseado no conhecimento científico do funcionamento psicológico. É uma forma de tratamento que pode favorecer a nossa capacidade de gerir com autonomia e eficiência os desafios que a vida nos coloca.

Como pode ajudar

A psicoterapia é uma forma de ajudar a pessoa a tomar consciência da origem dos seus problemas, promovendo mudanças que podem influenciar positivamente quase todas as áreas da vida, como na sua família, na sua profissão, na sua saúde e no seu bem-estar interior. 

A psicoterapia também ajuda a lidar de uma forma mais adaptativa com situações dolorosas do passado ou do presente, promovendo assim alterações do comportamento, levando a um aumento do autoconhecimento e da paz interior. A psicoterapia tem inúmeros benefícios, entre os quais:

  • Ajuda no desenvolvimento da capacidade de gestão emocional de estados internos e da resiliência para aumentar a tolerância;
  • Permite maior controlo da vida;
  • Desenvolve habilidades interpessoais (assertividade, empatia, comunicação, resolução de problemas, autonomia, etc.);
  • Promove ainda a possibilidade de criar novas narrativas de si próprio e dos outros, assim como novos modos de compreender e de conduzir a própria vida.

O que acontece nas sessões?

Parte significativa do trabalho psicoterapêutico é feita entre as sessões, refletindo sobre e testando, na vida real, aquilo que foi dito nas sessões. Após a primeira consulta deve ser decidido com o terapeuta a forma de atendimento (por exemplo, os objetivos, a periodicidade, as ocorrências de novas sessões.)

Durante a psicoterapia, serão abordados temas como as alterações de humor, sentimentos, pensamentos e comportamentos. Geralmente, o processo psicoterapêutico estabelece uma relação colaborante entre o terapeuta e a pessoa durante a qual identificam problemas, definem objetivos e alteram planos de tratamento. Muitas vezes é necessário o terapeuta prescrever «trabalhos de casa» para estimular e promover o processo.

O objetivo final do psicoterapeuta será ajudar a pessoa a assumir o controlo da sua vida e a responder a situações desafiadoras de forma ajustada, adotando uma postura de não julgamento, de empatia e de respeito. A frequência das sessões e a duração do processo terapêutico dependem das necessidades particulares e dos objetivos de cada pessoa e deverão ser negociados com o psicólogo.

Quando recorrer à psicoterapia

A psicoterapia está indicada em diversas situações clínicas patológicas, nomeadamente pânico, fobias, depressão, anorexia, stresse pós-traumático, etc. É igualmente eficaz nos conflitos pessoais, conjugais e familiares que podem causar sofrimento psicológico e dificuldade em funcionar adequadamente. Deve-se estar atento a todos estes sinais, bem como a qualquer situação clínica em que se verifique sofrimento emocional e situações de difícil adaptação à vida, tais como:

  • Luto;
  • Divórcio;
  • Perda de emprego;
  • Crises de desenvolvimento.

Confidencialidade

O código de ética da Psicologia é muito claro nas questões de confiabilidade e elas são muito respeitadas pelos profissionais. Na relação que se estabelece entre o terapeuta e a pessoa, o sigilo é essencial, justamente por possibilitar que a pessoa converse sobre sua intimidade na certeza de ser respeitada e protegida quanto à confidencialidade, daí que os psicólogos, no seu exercício profissional, estejam portanto, obrigados ao sigilo.

Porém, se houver a necessidade de transmitir informações a respeito do atendimento para outros profissionais, em relatórios ou audiências judiciais para cônjuges e até mesmo para os pais, o psicólogo deverá oferecer apenas as informações necessárias para a tomada de decisão que afete a pessoa.

O Código de Ética Profissional do Psicólogo afirma que o psicólogo deve pautar as suas ações com base em princípios fundamentais como respeito e promoção da integridade, da liberdade e da igualdade do ser humano, apoiando-se assim nos valores da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Ideias erradas sobre psicoterapia

Uma das principais ideias erradas é que a psicoterapia pode resolver questões de anos em pouco tempo, pois tudo depende da situação na qual se encontra a pessoa, a circunstância e tudo o que envolve o processo terapêutico. Contrariamente ao que muitas pessoas pensam, este tratamento não se resume a um conjunto de conselhos.

Esta forma de ajuda também existe em contexto clínico e chama-se aconselhamento psicológico. Outra ideia errada comum é de que quando se procura ajuda de um psicoterapeuta não é claro em que consiste uma psicoterapia, existindo alguma confusão causada pela comparação com a consulta médica.

Ler mais sobre

Saúde Mental

Este artigo foi útil?

Revisão Científica

Dra. Júlia Machado

Dra. Júlia Machado

Hospital Lusíadas Porto

Especialidades em foco neste artigo

Especialidades em foco neste artigo

PT