Lusiadas.pt | Blog | Tiroide

Tags mais relevantes

Unidade da Tiroide

5 min

Unidade da Tiroide: cuidar da glândula que controla todo o corpo

Umas mais silenciosas, outras mais evidentes, há várias formas desta glândula em forma de borboleta ficar doente. O trabalho multidisciplinar é fundamental para um tratamento adequado.

Tumores neuroendócrinos exigem um tratamento multidisciplinar

5 min

Tumores neuroendócrinos: o que são?

Apesar de relativamente raros, a complexidade dos tumores neuroendócrinos exige uma abordagem e uma resposta multidisciplinar que poderá encontrar no Hospital Lusíadas Lisboa.

As hormonas desempenham várias funções essenciais para o bom funcionamento do organismo.

2 min

Hormonas: o que são e para que servem

Funcionam como mensageiros e desempenham várias funções essenciais para o bom funcionamento do organismo. Joana Costa, endocrinologista do Hospital Lusíadas Lisboa, ajuda-nos a conhecê-las melhor.

Bócio: o que é e quais os tratamentos

1 min

Bócio: o que é?

O bócio é uma doença que pode caracterizar-se por um aumento do volume da tiroide ou pela presença de nódulos. Qualquer alteração que se detete deve motivar uma ida ao médico, de modo a iniciar o tratamento adequado, aconselha Joana Costa, endocrinologista do Hospital Lusíadas Albufeira e da Clínica Lusíadas Faro.

O hipertiroidismo afeta sobretudo as mulheres e tem como sintomas principais a taquicardia, o emagrecimento, uma sensação de cansaço extremo.

3 min

Hipertiroidismo: o que é?

Afeta sobretudo as mulheres e tem como sintomas principais a taquicardia, o emagrecimento, uma sensação de cansaço extremo, além de tremores, intolerância ao calor, alterações da sudação, labilidade emocional. Isabel Torres, endocrinologista do Hospital Lusíadas Porto, explica o que é o hipertiroidismo, as suas causas e quais os tratamentos possíveis.

Hipertiroidismo: como funciona o tratamento com iodo-131

1 min

Iodo-131: tratamento simples e rápido para o hipertiroidismo

O Hospital Lusíadas Lisboa disponibiliza a terapêutica com iodo-131 para o hipertiroidismo. É muito eficaz e apresenta resultados, muitas vezes, em apenas seis semanas.

Quais os sintomas de hipotiroidismo? E como é feito o tratamento?

1 min

Hipotiroidismo: o que precisa de saber

É uma doença crónica, que afeta muito mais as mulheres do que os homens, especialmente a partir dos 30 anos. Pode ser compensada com a dose certa de medicação.

​Localizada no pescoço, em frente à traqueia, a tiroide é a glândula que regula a produção de energia, de calor, de batimentos cardíacos e até o bom funcionamento do intestino. Quando a função da tiróide está desregulada, por excesso ou diminuição de produção, alguns sintomas começam a evidenciar-se.

1 min

Tiroide sem problemas

Responsável pela produção de hormonas que regulam o organismo, a tiroide desempenha um papel muito importante no bem-estar. As perturbações no seu funcionamento podem explicar muitos sintomas aparentemente inexplicáveis.