Lusiadas.pt | Blog | Doenças | Sintomas e tratamentos | Endometriose: Centro Especializado de Tratamento
2 min

Endometriose: Centro Especializado de Tratamento

O Hospital Lusíadas Lisboa disponibiliza um Centro Especializado em Endometriose para tratar uma doença de causa multifatorial que afeta a qualidade de vida da mulher.

Endometriose: o que é?

“Trata-se do crescimento de tecido endometrial fora do seu local habitual, que é a cavidade uterina. Estes focos de células endometriais vão colonizar a cavidade abdominal e os órgãos vizinhos. Sempre que ocorre a menstruação existe sangramento nestas zonas, o que vai provocar uma reação inflamatória crónica que, por sua vez, vai produzir aderências nos órgãos e o crescimento de tumores. Estes, apesar de benignos, trazem grande transtorno como dor e, em muitos casos, infertilidade”, explica Fátima Faustino, responsável do Centro Especializado em Endometriose do Hospital Lusíadas Lisboa.

Há múltiplas causas para o surgimento da doença – e nem todas são totalmente conhecidas – mas “hoje já se avança a hipótese de a poluição, a alimentação e o stresse serem fatores potenciadores”. Talvez por isso, “não só tem aumentado o número de casos, como são cada vez mais graves”, adianta a especialista.

Diagnóstico

Durante muito tempo a endometriose foi ignorada mas sempre que, durante a menstruação, “se ultrapassem os níveis de dor ligeira ou moderada, a mulher deve ser observada”, revela Fátima Faustino. “Muitas vezes, para fazer o diagnóstico é suficiente ouvir as queixas e observar”, garante ainda.

De qualquer forma, os exames de apoio, como as ressonâncias magnéticas, são determinantes na decisão do tratamento a seguir. “O diálogo entre os diferentes especialistas é fundamental. A imagem é essencial para se poder programar a cirurgia, que pode ser complexa, implicando uma intervenção em órgãos como o intestino, a bexiga e os ureteres, o que exige o apoio de uma equipa multidisciplinar.”

Centro multidisciplinar

Este Centro Especializado em Endometriose irá trabalhar de forma integrada, na medida em que contará com um leque de especialistas que poderá discutir os casos, criar a equipa que irá intervir e, inclusivamente decidir por uma intervenção cirúrgica. Dispõe ainda de:

  • Cirurgia Minimamente Invasiva - para as formas em que está indicada;
  • Técnicas de Procriação Medicamente Assistida (PMA) - quando o problema é a infertilidade;
  • Especialistas da Dor - que permitem aliviar a dor tão frequente durante a menstruação e nas relações sexuais.

Uma em cada dez mulheres poderá sofrer desta doença, frequentemente subdiagnosticada e que, não sendo maligna, pode limitar a sua qualidade de vida – e da sua família – assim como interferir na capacidade de engravidar.

Conheça o Centro Especializado em Endometriose

Ler mais sobre

Saúde Feminina

Este artigo foi útil?

We appreciate the feedback.

Please include your email if you want us to follow up with you.

Revisão Científica

Dra. Fátima Faustino

Coordenador da Unidade de Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia e Obstetrícia
Hospital Lusíadas Lisboa
PT