Lusiadas.pt | Hospitais e Clínicas | Hospital Lusíadas Lisboa | Serviços | Centro Especializado em Endometriose

A criação do Centro Especializado em Endometriose

A endometriose é uma doença benigna que afeta dez por cento das mulheres em idade reprodutiva e caracteriza-se pelo crescimento de tecido endometrial fora do seu local habitual, que é a cavidade uterina. Sempre que ocorre a menstruação existe sangramento nessas zonas, o que provoca uma reação inflamatória crónica que produz aderência nos órgãos e o crescimento de tumores que, apesar de benignos, provocam dor e, em muitos casos, infertilidade.
 
A gravidade dos sintomas da endometriose pode variar de mulher para mulher, no entanto, os mais comuns envolvem dor de intensidade progressiva e incapacitante durante a menstruação e ato sexual, bem como perdas de sangue anormais.
 
A infertilidade é considerada uma das principais consequências da endometriose, uma doença que afeta uma em cada dez mulheres e que está associada a uma limitação da qualidade de vida.
De acordo com os especialistas, o diagnóstico precoce da patologia é a única forma de evitar que a endometriose influencie a capacidade da mulher engravidar.
 
A infertilidade surge em cerca de 30 por cento das mulheres com endometriose, como resultado da alteração da função tubária, diminuição da recetividade do endométrio, comprometimento do desenvolvimento dos ovócitos e embrião ou distorção da anatomia pélvica.
 
O diagnóstico precoce é muito importante para o sucesso do tratamento da endometriose, que exige uma avaliação médica detalhada e a realização de exames complementares. No entanto, o diagnóstico definitivo envolve uma investigação cirúrgica através de laparoscopia. Quanto mais rápido se obtiver o diagnóstico da doença, mais eficaz será o tratamento e menor será a probabilidade de consequências graves.

Os nossos serviços

Compreendendo esta complexidade, o Hospital Lusíadas Lisboa criou um Centro Especializado em Endometriose, dotado de uma equipa multidisciplinar, onde profissionais vocacionados para todas as vertentes desta doença estão reunidos para diagnosticar e tratar a endometriose num mesmo Centro, numa lógica integrada.

O tratamento da patologia exige a envolvência de uma equipa multidisciplinar, aliada às técnicas de imagem avançadas do Hospital Lusíadas Lisboa, e pode implicar o recurso a técnicas de procriação medicamente assistida ou de técnicas eficazes no controlo da dor.

Na maioria dos casos, é utilizada a cirurgia minimamente invasiva como forma de tratamento da doença, sobretudo em mulheres que associam dor e infertilidade.

Coordenação

Title
Dra. Fátima Faustino
Summary

Ginecologia e Obstetrícia

Contactos

Fale connosco

21 770 40 40

7h às 22h, 365 dias
Chamadas internacionais
+351 21 770 40 40

Lusíadas

Nova app +Lusíadas para mais saúde

Presencialmente

Rua Abílio Mendes

​1500-458

Lisboa