Procurar

Filtros

Filtros

  • Categorias

  • Especialidades

  • Tags

Limpar Filtros

Apneia do sono vs. Obesidade. Perder peso pode melhorar a qualidade do sono?

7 em cada 10 doentes diagnosticados com a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) têm excesso de peso ou obesidade, e a perda de peso pode ajudar substancialmente no tratamento desta condição.

3 min

Alimentação para diabéticos

Não há alimentos proibidos para diabéticos. Mas doces? Só com muita moderação. Os conselhos de Catarina Saraiva, endocrinologista do Hospital Lusíadas Lisboa e da Clínica Lusíadas Almada.

4 min

Hormonas: o que são e para que servem

Funcionam como mensageiros e desempenham várias funções essenciais para o bom funcionamento do organismo. Joana Costa, endocrinologista do Hospital Lusíadas Lisboa, ajuda-nos a conhecê-las melhor.

2 min

Bócio: o que é?

O bócio é uma doença que pode caracterizar-se por um aumento do volume da tiroide ou pela presença de nódulos. Qualquer alteração que se detete deve motivar uma ida ao médico, de modo a iniciar o tratamento adequado, aconselha Joana Costa, endocrinologista do Hospital Lusíadas Albufeira e da Clínica Lusíadas Faro.

1 min

Hipertiroidismo: o que é?

Afeta sobretudo as mulheres e tem como sintomas principais a taquicardia, o emagrecimento, uma sensação de cansaço extremo, além de tremores, intolerância ao calor, alterações da sudação, labilidade emocional. Isabel Torres, endocrinologista do Hospital Lusíadas Porto, explica o que é o hipertiroidismo, as suas causas e quais os tratamentos possíveis.

3 min

Diabetes gestacional: o que é e como tratar

A diabetes gestacional é frequente e tem aumentado de forma muito significativa nos últimos anos. Em 2014 ocorreu em 6,4% dos partos realizados em Portugal. Nas mulheres com idade superior a 40 anos atingiu os 16,5%.

2 min

Artigos mais lidos

Prevenção e Estilo de Vida

5 desportos ao ar livre para uma primavera ativa

2 min
Doenças

Qual a relação entre a obesidade e a depressão? 

3 min
Prevenção e Estilo de Vida

Como usar o fio dentário? 

2 min