Lusiadas.pt | Blog | Prevenção e Estilo de Vida | Exercício | Exercícios para perder barriga
2 min

Exercícios para perder barriga

Para conseguir uma “barriga seca”, não são apenas os exercícios aeróbicos a fazer todo o trabalho: os anaeróbicos e uma alimentação equilibrada são igualmente essenciais. Experimente e veja os resultados deste exercícios para perder barriga.

Não há homem ou mulher que goste de ter uma barriga proeminente. Por isso, falamos-lhe de exercícios para perder barriga, uma forma saudável e eficaz de resolver este problema que vai muito além da preocupação com a estética. Isto porque a gordura abdominal aumenta o risco  metabólico, ou seja, o risco de desenvolvermos doenças associadas à obesidade, como a diabetes, aumento do níveis de colesterol, doenças cardiovasculares e hipertensão arterial, entre outras. 

A gordura visceral é aquela que se acumula nas camadas profundas da barriga, envolvendo órgãos como o fígado e os intestinos.

Como medir o perímetro abdominal

Para verificar se a o seu perímetro abdominal está dentro dos parâmetros adequados, é só necessário fazer uma medição muito simples: deve colocar a fita métrica à volta da barriga, acima do osso da anca, e apontar a medida.

Segundo os valores de referência, um perímetro abdominal igual ou superior a 80 centímetros nas mulheres e igual ou superior a 94 centímetros nos homens corresponde a um risco metabólico aumentado. Se for igual ou superior a 88 centímetros no sexo feminino e igual ou superior a 102 centímetros no sexo masculino, trata-se de um risco metabólico muito aumentado.

Exercícios para perder barriga: quais são?

Além de ser recomendável procurar aconselhamento médico, existem exercícios simples que ajudam a perder barriga. Segundo um estudo apresentado pela universidade americana Duke University Medical Center, os exercícios aeróbicos como andar, correr, nadar e pedalar são os melhores para perder a gordura localizada na barriga.

Estes trabalham uma grande quantidade de grupos musculares, são contínuos, prolongados e realizados com movimentos muito rápidos.

A corrida, por exemplo, quando feita com intensidade e, no mínimo, 3 vezes por semana, elimina mais gordura abdominal do que os exercícios de resistência como a musculação.

No entanto, para conseguir uma “barriga seca”, não são apenas os exercícios aeróbicos a fazer todo o trabalho: os exercícios anaeróbicos e uma alimentação equilibrada são igualmente essenciais.

De qualquer forma, há exercícios que pode realizar em casa e que podem ajudar a atingir o objetivo (quase) sem sair do lugar. No entanto, deve consultar o seu médico e saber as suas limitações antes de iniciar qualquer plano de treino.

Exercício 1

Aprenda estes exercícios para perder barriga

  1. Sente-se na ponta da cadeira e apoie as mãos na zona lateral;
  2. Levante lentamente as pernas com a força do abdómen. Repita dez vezes e descanse;
  3. Faça cinco séries deste exercício. 

Exercício 2

Aprenda estes exercícios para perder barriga

  1. Deite-se de barriga para cima, coloque o pé esquerdo em cima do joelho da perna direita. Deixe a mão esquerda deitada ao longo do corpo, como indica a figura, e coloque a mão direita atrás da cabeça;
  2. Com essa mão a sustentar o peso da cabeça, leve o cotovelo direito em direção ao joelho esquerdo;
  3. Repita dez vezes e descanse;
  4. Faça cinco séries deste exercício.

Exercício 3

Aprenda estes exercícios para perder barriga

  1. Mantenha-se deitado de barriga para cima, levante uma perna de cada vez e mantenha na posição de 90 graus durante dez segundos;
  2. Repita dez vezes. Save

Ler mais sobre

Desporto Emagrecer

Este artigo foi útil?

We appreciate the feedback.

Please include your email if you want us to follow up with you.

PT