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Castanhas: as vantagens nutricionais

Ricas em hidratos de carbono e minerais, as castanhas podem ser usadas na confeção de vários pratos e até bebidas, com benefício para a saúde, garante a Unidade de Nutrição Clínica do Hospital Lusíadas Lisboa.

É quando chega o outono que os cartuchos de castanhas assadas encaixam na perfeição dos dias frios, mas este fruto está cada vez mais presente à mesa, recuperando a tradição de outros tempos, em que a castanha substituía os cereais no acompanhamento alimentar das principais refeições.

Diz o ditado que "em dia de São Martinho vai-se à adega e prova-se o vinho"! Na realidade, é tradição que em época de S. Martinho, à prova do vinho, jeropiga ou água-pé, se juntem as castanhas assadas, quentes e boas!

As características nutricionais do vinho, sobretudo a sua riqueza em polifenóis com ação antioxidante, protetores do desenvolvimento de patologias cardíacas encontram-se amplamente estudadas e documentadas.

Contudo, deve consumi-lo com moderação! Recomenda-se o consumo de um copo de vinho por dia para as mulheres e de dois copos por dia no caso dos homens. Relativamente às castanhas, os factos nutricionais falam por si:

O valor nutricional das castanhas

A castanha é um fruto particularmente rico em hidratos de carbono complexos, contendo um elevado teor em amido e fibra. Por outro lado, o seu conteúdo em água é de cerca de 50%. É também uma excelente fonte de minerais, como o potássio, o magnésio e o fósforo, além de conter vitamina B. Ajuda, por isso, a manter o sistema nervoso saudável, sendo recomendada a pessoas sujeitas a stresse físico ou psicológico, ajudando-as a relaxar e até a dormir.

A castanha está também indicada para apoiar grandes esforços intelectuais, pois fortalece as funções do cérebro. Em comparação com outros frutos, a castanha é menos calórica que os restantes frutos gordos e amiláceos (noz, avelã, amêndoa ou amendoim), já que o seu teor em gordura é significativamente inferior. A mesma quantidade (100g) de amendoins ou amêndoas fornecem cerca de 570 e 620 kcal, respetivamente. 

Castanhas

Como comprar castanhas

Preste especial atenção ao estado da pele, devendo esta apresentar-se brilhante e intacta (sem cortes ou fissuras). Em casa, guarde as castanhas num local fresco e seco. Tanto cruas como assadas, as castanhas podem ser conservadas congeladas durante cerca de 6 meses.

Uma receita com castanhas

É um alimento muito versátil, podendo ser consumido cozido ou assado, como acompanhamento de pratos, em base para sopas, na confeção de molhos e em sobremesas e bolos. Para o comprovar, partilhamos uma receita com castanhas:

Creme aveludado de castanha (6 doses)*

Ingredientes

  • Cebola cortada em quartos (80g);
  • Alho francês (40g);
  • Alho (20g);
  • Agrião (50g);
  • Courgettes (50g);
  • Miolo de Castanha (300g);
  • Azeite (1 colher de sopa);
  • Sal (1g).

Preparação

  1. Colocar todos os legumes a cozer, juntamente com as castanhas.
  2. Retirar algumas castanhas para decoração.
  3. Reduzir a sopa a puré.
  4. Adicionar o azeite.
  5. Servir decorando com as castanhas reservadas.

Valor Nutricional por dose: 115 Kcal; Glícidos: 21g; Lípidos: 2g; Proteínas: 2g.

*Fonte da receita: E-book "Tradição com Saúde" da Associação Portuguesa de Dietistas

Autoria:
Unidade de Nutrição Clínica do Hospital Lusíadas Lisboa

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