Lusiadas.pt | Blog | Prevenção e Estilo de Vida | Nutrição e Dieta | Já fortaleceu o seu sistema imunitário hoje?
2 min

Já fortaleceu o seu sistema imunitário hoje?

Apesar de o nosso sistema imunitário nos proteger de infeções virais, precisamos da ajuda dos alimentos para aumentar a capacidade de combater vírus como o da gripe.

Por que precisamos de fortalecer o sistema imunitário?

“Os dias estão cada vez mais frios e com eles chegam os primeiros sinais de que as nossas defesas podem estar debilitadas”, lembra Ana Rita Lopes, coordenadora da Unidade de Nutrição Clínica do Hospital Lusíadas Lisboa. “O nosso sistema imunitário protege-nos de infeções virais, tendo a alimentação um impacto significativo na capacidade de combater vírus como o da gripe”. Este é o ponto de partida do quadro que partilhamos consigo onde identificamos os seus aliados na luta contra a doença e de que forma pode ter acesso a eles.

Tabela Sistema Imunitário  

Para um sistema imunitário reforçado:

Consuma mais frutos e vegetais 

“É fundamental, sobretudo nesta época do ano, o consumo de alimentos ricos em vitaminas e minerais, para o reforço do sistema imunitário”, refere Ana Rita Lopes. Deve ingerir 5 porções de frutos e legumes por dia para obter as vitaminas, minerais e antioxidantes de que necessita, essenciais para um sistema imunitário forte e saudável. Para isso poderá comer saladas, legumes cozinhados, sopas, fruta crua ou cozinhada.

A nutricionista deixa alguns conselhos:

  • Adicione fruta fatiada à sua taça de cereais de pequeno-almoço ou beba um sumo natural de fruta;
  • Junte uma maçã ao seu almoço e junte fatias de tomate, abacate e alface às suas sandes;
  • Comece o jantar com uma salada ou sopa de legumes e habitue-se a transportar sempre consigo uma peça de fruta para saciar o apetite entre refeições.

Não esqueça a hidratação

Uma boa hidratação auxilia no bom funcionamento do sistema imunológico”, lembra a especialista.

Procure evitar o stresse

“Como ingrediente final evite o mais possível o stresse diário, seja ele físico ou emocional, uma vez que este é um importante causador de prejuízos e debilidades no sistema imunitário”, conclui Ana Rita Lopes.

Ler mais sobre

Nutrição

Este artigo foi útil?

We appreciate the feedback.

Please include your email if you want us to follow up with you.

Dra. Ana Rita Lopes

Coordenador da Unidade de Nutrição Clínica

Nutrição Clínica
Hospital Lusíadas Lisboa
PT