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Já fortaleceu o seu sistema imunitário hoje?

Apesar de o nosso sistema imunitário nos proteger de infeções virais, precisamos da ajuda dos alimentos para aumentar a capacidade de combater vírus como o da gripe.

Por que precisamos de fortalecer o sistema imunitário?

“Os dias estão cada vez mais frios e com eles chegam os primeiros sinais de que as nossas defesas podem estar debilitadas”, lembra a Unidade de Nutrição Clínica do Hospital Lusíadas Lisboa. “O nosso sistema imunitário protege-nos de infeções virais, tendo a alimentação um impacto significativo na capacidade de combater vírus como o da gripe”. Este é o ponto de partida do quadro que partilhamos consigo onde identificamos os seus aliados na luta contra a doença e de que forma pode ter acesso a eles.

Tabela Sistema Imunitário  

Para um sistema imunitário reforçado:

Consuma mais frutos e vegetais 

É fundamental, sobretudo nesta época do ano, o consumo de alimentos ricos em vitaminas e minerais, para o reforço do sistema imunitário. Deve ingerir 5 porções de frutos e legumes por dia para obter as vitaminas, minerais e antioxidantes de que necessita, essenciais para um sistema imunitário forte e saudável. Para isso poderá comer saladas, legumes cozinhados, sopas, fruta crua ou cozinhada.

A Unidade de Nutrição do Hospital Lusíadas Lisboa deixa alguns conselhos:

  • Adicione fruta fatiada à sua taça de cereais de pequeno-almoço ou beba um sumo natural de fruta;
  • Junte uma maçã ao seu almoço e junte fatias de tomate, abacate e alface às suas sandes;
  • Comece o jantar com uma salada ou sopa de legumes e habitue-se a transportar sempre consigo uma peça de fruta para saciar o apetite entre refeições.

Não esqueça a hidratação

Uma boa hidratação auxilia no bom funcionamento do sistema imunológico”, lembra.

Procure evitar o stresse

“Como ingrediente final evite o mais possível o stresse diário, seja ele físico ou emocional, uma vez que este é um importante causador de prejuízos e debilidades no sistema imunitário”, conclui.

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