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Tapioca: o que deve saber

Vem do Brasil, está na moda e muitos são os benefícios que lhe são apontados, mas será que a tapioca é opção mais saudável? Tire dúvidas e aprenda uma receita de tapioca.

A tapioca, proveniente da fécula de mandioca e vinda do Brasil, é mais um dos alimentos que está recentemente na moda e que já conquistou grande parte dos portugueses. Muitos são os benefícios que lhe são apontados, mas será que este alimento é a opção mais saudável?

A tapioca é rica em amido, ou seja, é uma fonte de hidratos de carbono, e tem sido muito utilizada como substituto do pão, por ser uma opção de fácil digestão, isenta de glúten, gorduras, sódio e não necessitar de qualquer tipo de óleo na sua preparação.

Contudo, quando comparada ao pão, a tapioca apresenta um índice glicémico mais elevado, o que favorece a absorção rápida dos açúcares na corrente sanguínea e, consequentemente, uma rápida libertação de insulina no sangue, constituindo uma fonte de energia rápida e prática.

Esta característica é vantajosa em situações de pré e pós treino porque fornece, de uma forma eficaz, a energia que o corpo necessita durante a atividade física ou para a sua recuperação após a mesma.

Em situações em que não existe atividade física, a ingestão excessiva de tapioca pode causar ou agravar problemas como a diabetes ou a obesidade, isto porque o excesso de açúcares absorvido é convertido e armazenado sob a forma de gordura, podendo não ser, por isso, a opção mais indicada na alimentação de indivíduos com estas patologias.

É de salientar ainda que a quantidade de farinha utilizada e o recheio colocado pode alterar significativamente o seu valor nutricional. É recomendado o uso de 2 a 3 colheres de sopa de farinha para cada tapioca e o recheio deve ser constituído por alimentos ricos em proteína de alto valor biológico ou ricos em fibra, de forma a retardar o processo de absorção dos hidratos de carbono no organismo. Por ser um alimento versátil, a tapioca combina com diversas preparações, podendo ser doce ou salgada. 

Receita de tapioca:

  1. Numa frigideira antiaderente, previamente aquecida, peneirar a farinha da tapioca para evitar grumos;
  2. Espalhar a farinha de forma a não deixar espaços vazios, para que fique bem uniforme;
  3. Com um garfo, calcar o preparado e deixar cozinhar;
  4. Posteriormente, abanar levemente a frigideira e quando a tapioca se descolar pode virar; 5. Por fim, acrescentar o recheio pretendido e dobrar a tapioca ao meio.

Exemplos de recheios:

  • Ovo mexido e requeijão
  • Morango e iogurte
  • Maçã ou banana com canela
  • Frango, queijo e manjericão

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Nutrição

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Autoria

Dra. Ana Rita Lopes

Coordenador da Unidade de Nutrição Clínica

Nutrição Clínica
Hospital Lusíadas Lisboa
PT