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15 conselhos para se proteger bem do frio

Hidratar a pele e encurtar as horas entre as refeições são duas das medidas que deve adotar para se proteger das temperaturas baixas. Saiba mais.

O tempo mais frio pode ter impacto na sua saúde. A hipotermia e o enregelamento são as potenciais complicações associadas à exposição prolongada a temperaturas baixas. Por isso, é essencial adotar várias medidas para se proteger do frio. Idosos e crianças são os mais afetados pela descida de temperatura, mas conheça os conselhos da Direção-Geral da Saúde que todos devem ter em consideração para minimizar os riscos para a saúde.

15 conselhos para se proteger do frio

  1. Mantenha a temperatura da sua casa entre os 18ºC e os 21ºC. Além de ser uma temperatura amena e confortável vai minimizar a mudança brusca de temperatura do exterior.
     
  2. Tome banho com água morna. Pode apetecer um banho com a água muito quente, mas saiba que as altas temperaturas removem a camada protetora natural da pele.
     
  3. Mantenha a pele sempre hidratada, principalmente mãos, pés, cara e lábios para se proteger do frio.
     
  4. Use várias camadas de roupa, em vez de uma única muito grossa. Não ceda à pressão da moda e evite usar roupas demasiado justas que dificultem a circulação sanguínea.
     
  5. Proteja as extremidades do corpo. Luvas, gorros, meias quentes e cachecóis são acessórios fundamentais em dias muito frios.
     
  6. Vá petiscando durante o dia. Faça refeições mais frequentes encurtando as horas entre elas.
     
  7. Coma sopas quentes e beba um chá quente. Bebidas quentes são um poderoso aliado para se proteger do frio.
     
  8. Sumos, fruta e vegetais são os seus melhores aliados nestes dias friorentos. O consumo de vitaminas, sais minerais e antioxidantes contribuem para minimizar o aparecimento das infeções típicas da estação.
     
  9. Evite os fritos, alimentos com muita gordura e os açúcares. Aliás, como no resto do ano.
     
  10. Evite o consumo de bebidas alcoólicas. Saiba que o álcool provoca vasodilatação, que acelera a perda de calor e o arrefecimento do corpo.
     
  11. Mantenha a prática de exercício físico habitual, mas evite fazê-lo ao ar livre. É uma boa altura para se resguardar no ginásio.
     
  12. Procure locais abrigados se a temperatura diminuir muito ou se houver muito vento.
     
  13. Em caso de frio intenso faça pequenos movimentos com os dedos, braços e pernas, de modo a evitar o arrefecimento do corpo.
     
  14. Mantenha-se seco e evite arrefecer com a roupa transpirada no corpo.
     
  15. Beba água para evitar a desidratação. Antes, durante e depois de toda e qualquer atividade física.

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