2 min

Mau hálito: como prevenir e tratar

A halitose pode ser muito constrangedora mas é muito comum e pode ser tratada.

A halitose, ou mau hálito crónico, é uma situação em que  a pessoa exala um odor desagradável da boca, cheiro persistente que não desaparece depois de se escovar os dentes, passar o fio dentário e enxaguar. Como explica José Carlos Pinto Correia, coordenador da Unidade de Estomatologia do Hospital Lusíadas Lisboa, “trata-se de uma situação embaraçosa  e constrangedora, tanto que muitas pessoas relutam até em mencioná-la ao médico.”

De acordo com o médico estomatologista, a halitose é um problema muito frequente. No entanto, ao contrário daquilo que se pensa, o mau hálito é passível de ser tratado se for feita uma boa higiene oral.

As causas do mau hálito

Aproximadamente 85% das causas do mau hálito são provocadas por bactérias de origem oral: cáries, problemas de gengiva, não limpar a língua, restaurações, dentes fraturados, próteses dentárias que não são bem limpas.

Mas existem também outros fatores que podem provocar a halitose. A alimentação é um deles, destacando-se as dietas com alto teor de proteínas e baixo teor de hidratos de carbono, alimentos ácidos, doces, cebola, alho e outros temperos fortes, assim como o consumo excessivo de café, bebidas alcoólicas e o tabagismo.

Como refere José Carlos Pinto Correia, “embora raras, as doenças de pulmão e infeção nas amígdalas também são identificadas como causadoras de halitose. Problemas no sangue e nos rins são outras possibilidades.” O refluxo gastroesofágico e a sinusite comum podem igualmente afetar o hálito, alerta ainda o coordenador da Unidade de Estomatologia do Hospital Lusíadas Lisboa.

Diagnóstico e tratamento do mau hálito

O diagnóstico é feito através de um criterioso exame clínico em que todos os possíveis fatores envolvidos na origem do mau hálito são analisados. Após o questionário, é feito um exame da boca e a análise da saliva (sialometria). O tratamento da halitose passa por adotar uma higiene oral criteriosa. Siga os conselhos de José Carlos Pinto Correia:

  1. Escove bem os dentes, durante pelo menos dois minutos, duas vezes ao dia ou, se puder, sempre que ingerir algum alimento. Deve utilizar uma escova mais macia e exercer uma pressão moderada sobre os dentes e gengiva;
     
  2. Passe, com delicadeza, o fio dentário e o escovilhão  em todos os dentes;
     
  3. Higienize a língua com um limpador, três vezes por dia, exercendo uma leve pressão;
     
  4. Utilize um elixir oral sem álcool para combater o mau hálito;
     
  5. Mastigue pastilhas elásticas sem açúcar para fomentar a produção de saliva;
     
  6. Beba muita água, de forma fracionada, ao longo do dia;
     
  7. Limite o consumo de bebidas alcoólicas e de tabaco.  

Ler mais sobre

Boca e Dentes

Este artigo foi útil?

Revisão Científica

Dr. José Carlos Pinto Correia

Dr. José Carlos Pinto Correia

Coordenador da Unidade de Estomatologia

Hospital Lusíadas Lisboa

Especialidades em foco neste artigo

Especialidades em foco neste artigo

PT