2 min

Café: principais benefícios

O consumo moderado de café pode reduzir o risco de diabetes tipo 2, Parkinson e doenças do coração. Sabia? A Unidade de Nutrição Clínica do Hospital Lusíadas Lisboa esclarece.

Beber café faz bem? "Os estudos que têm sido feitos sobre o consumo de dois a três cafés por dia (o que equivale a cerca de 300 mg/dia) apresentam bastantes benefícios", explica a Unidade de Nutrição Clínica do Hospital Lusíadas Lisboa. No entanto, destaca, deve haver moderação: cinco cafés, por exemplo, já pode ser excessivo. E, embora possa depender da sensibilidade individual, até associamos a tremores, taquicardia, palpitações e insónias. Nos últimos anos têm sido apresentadas investigações diversas que comprovam o efeito benéfico desta bebida solúvel na sensibilidade à insulina, no caso de diabetes já instalada, na prevenção do efeito degenerativo associado à idade e, portanto, na prevenção de doenças como o Parkinson e Alzheimer. "Sabemos ainda que previne em cerca de 20% as doenças cardiovasculares."

Principais características do café enquanto bebida

  • Praticamente isenta de calorias (2-5 kcal por chávena de café – sem açúcar!);
  • Composta por vitaminas do complexo B;
  • Tem potássio, fósforo e magnésio;
  • Apresenta características antioxidantes.

O café é uma bebida estimulante e eleva um pouco a pressão arterial, mas não é um hipertensor, não pode, por isso, ser associado ao desenvolvimento da hipertensão. Além disso, consoante a sensibilidade de cada um, pode provocar insónias: "A absorção de cafeína demora entre três a seis horas, por isso, se tomarmos café nesse intervalo de tempo antes de nos irmos deitar, pode ser difícil adormecer."

O poder da cafeína

Alguns estudos indicam que começamos a beber café cada vez mais cedo. No entanto, a introdução da cafeína é ainda mais precoce, já que podemos encontrá-la no leite com chocolate e nos refrigerantes, bebidas muito consumidas pela generalidade das crianças. Está igualmente presente em alguns suplementos, pois é ergogénica (fornece energia), é digestiva, levemente diurética e ajuda à termogénese (perda de massa gorda). É, por isso, um bom aliado para quem está a fazer dieta. Sobretudo se não adicionar açúcar ou adoçante. "Não esquecer ainda que, até o café descafeinado tem sempre 1-5 mg de cafeína".

Ler mais sobre

Nutrição

Este artigo foi útil?

PT