2 min

Como se faz o autoexame da mama?

Incluir o autoexame da mama na sua agenda poderá permitir que identifique de forma precoce um cancro da mama - o que aumenta as hipóteses de o tratamento ser eficaz. Por isso, aprenda a fazê-lo, seguindo estas regras.

O diagnóstico precoce do cancro da mama permite que o tratamento seja iniciado atempadamente, o que aumenta as hipóteses de ser eficaz. Aliás, neste momento, o cancro da mama está a fazer o seu caminho para se tornar uma doença crónica: a taxa de sucesso dos cerca de 7.000 novos casos diagnosticados todos os anos em Portugal é de 90%.

Desta forma, o rastreio — através de uma mamografia e ecografia mamária — assume um papel essencial, sobretudo se houver um histórico de cancro na família e deve ser feito mesmo que não tenha sintomas. Além destes exames de rotina, outra das medidas de deteção precoce do cancro da mama é o autoexame da mama. Encare-o como um hábito e siga os conselhos de Maria Antónia Nazaré, ginecologista-obstetra no Hospital Lusíadas Lisboa.

Quando fazer o autoexame da mama

autoexame da mama - quando fazer  

A partir dos 20 anos: no terceiro ou quinto dia após a menstruação;
Se já não for menstruada: deve escolher uma data fixa do mês para o autoexame.

Como fazer

Em frente do espelho

autoexame da mama - coloque-se em frente do espelho  

Com os braços levantados, com os braços ao longo do corpo e de perfil: observe a mama e o mamilo, estando atenta ao tamanho, forma, cor e crostas – especial atenção no caso da pele parecer inflamada, avermelhada ou com aspeto de casca de laranja – ou se existe corrimento ao pressionar o mamilo (muitas vezes o corrimento é benigno, mas há casos em que está associado ao cancro da mama);  

Deitada

autoexame da mama - deitada  

Com uma almofada por baixo do ombro, palpe a mama esquerda utilizando a mão direita (a mão esquerda deve estar a apoiar a nuca). Repita o processo com a outra mão.      

Método das linhas verticais

autoexame da mama: método das linhas verticais  

Passe os dedos de baixo para cima e de cima para baixo até percorrer todo o seio.      

 

Método dos círculos concêntricos

autoexame da mama: método dos círculos concêntricos

Partindo da parte de cima do seio, descreva círculos concêntricos no sentido dos ponteiros do relógio.          

Método do relógio

autoexame da mama: método do relógio  

Divida o seio em seis segmentos imaginários e, a partir da parte de cima (como se fosse nas 12 horas), desça até ao mamilo fazendo pequenos movimentos circulares. Repita nas restantes divisões imaginárias.        

Verifique os gânglios linfáticos

autoexame da mama: não se esqueça das axilas  

No final, palpe ainda as axilas, procurando a existência de gânglios ou nódulos. Se notar alguma alteração, deve consultar o ginecologista.          

Este artigo foi útil?

Revisão Científica

Dra. Maria Antónia Costa Nazaré

Dra. Maria Antónia Costa Nazaré

Hospital Lusíadas Lisboa
PT