Lusiadas.pt | Blog | Doenças | Sintomas e tratamentos | Obesidade: um trabalho de equipa
1 min

Obesidade: um trabalho de equipa

O Centro Multidisciplinar de Tratamento da Obesidade (CMTO) do Hospital Lusíadas Porto organiza uma formação para doentes obesos sob o mote “Obesidade: epidemia do século XXI”, de forma a demonstrar que quando trabalhamos em equipa tudo se torna mais fácil.

Sob o mote “Obesidade: epidemia do século XXI”, o workshop organizado pelo Centro Multidisciplinar de Tratamento da Obesidade (CMTO) do Hospital Lusíadas Porto, dirige-se a pessoas obesas que procuram uma mudança de vida. O objetivo é esclarecer quaisquer dúvidas e explicar a importância da existência de uma equipa, com especialistas em diversas áreas, no sucesso do tratamento da obesidade, assim como disponibilizar um espaço onde os participantes possam partilhar experiências. Serão abordados temas diversos como:

  • Abordagem multidisciplinar no tratamento da obesidade (médico ou cirúrgico);
  • Resultados esperados após uma cirurgia;
  • Os mitos e verdades associados a este procedimento.

“O nosso desafio diário é saber, entre as várias hipóteses de tratamento que temos, nomeadamente cirúrgicas, selecionar aquela que mais se adequa à pessoa que temos à nossa frente. Esta é a nossa missão e filosofia”, explica John Preto, cirurgião geral do Hospital Lusíadas Porto e Coordenador do CMTO, acrescentando ainda que “a equipa está preparada para receber pessoas com diferentes graus de obesidade, desde o simples excesso de peso até à obesidade mais severa”. Está igualmente programada uma sessão clínica direcionada a profissionais de saúde, nomeadamente médicos, enfermeiros, psicólogos e nutricionistas, que irá centrar-se na abordagem multidisciplinar e no “estado da arte” no tratamento da obesidade, o bypass gástrico e o seu impacto na diabetes tipo 2. 

Ler mais sobre

Obesidade

Este artigo foi útil?

We appreciate the feedback.

Please include your email if you want us to follow up with you.

Especialidades em foco neste artigo

PT