1 min

Leite e derivados 3 vezes por dia

Os estudos comprovam que consumir três porções de leite derivados por dia é uma decisão acertada na prevenção de várias doenças e na manutenção de uma dieta alimentar enriquecida.

Consumir três porções de leite derivados por dia é uma decisão acertada na prevenção de várias doenças e na manutenção de uma dieta alimentar enriquecida.

Como incluir leite e derivados na sua dieta

O leite, o queijo e o iogurte devem manter uma presença regular na sua ementa, não só pelo seu paladar agradável, mas sobretudo porque são excelentes fontes de cálcio, de proteínas, de fósforo, de magnésio, de zinco e ainda das vitaminas A, D, E e K. Além de melhorarem a qualidade da dieta, os produtos lácteos reduzem a exposição ao risco de osteoporose, hipertensão, obesidade, cancro do cólon, doença cardíaca e diabetes tipo 2.

Alguns exemplos

Consulte os exemplos que se seguem para ver como é fácil incluir três porções de laticínios na sua alimentação diária. E verifique na tabela os respetivos valores nutricionais.

Sugestões para incluir os laticínios no seu plano alimentar diário

- Prefira produtos meio gordos ou magros; - Combine iogurte com fruta ou com cereais; - Dê sabor ao seu leite adicionando-lhe, por exemplo, café, canela ou baunilha; - Misture queijo nas suas saladas e nos seus pratos principais; - Faça batidos de fruta; - Opte por queijo no pão, nas bolachas ou nas tostas.

Especialidade em foco neste artigo: Nutrição Clínica

Ler mais sobre

Nutrição

Este artigo foi útil?

PT