2 min

Saiba como criar condições para trabalhar

Nove dicas que ajudam a tornar o seu local de trabalho num ambiente mais agradável e produtivo.

Funcionários felizes são mais produtivos, disso ninguém duvida. Mas o que é afinal necessário fazer para que se crie um espaço de trabalho equilibrado e se garanta entusiasmo e satisfação entre os trabalhadores? Saiba como criar condições para trabalhar.

1. Uma questão de postura

Falar de ergonomia no local de trabalho é falar da importância de avaliar em que condições se exerce a profissão. A altura do monitor ou o modo como coloca as mãos no teclado, por exemplo, são essenciais para que se possa manter uma postura correta e para criar boas condições para trabalhar.

2. A importância da cadeira

Lembre-se de verificar também se a altura da cadeira de trabalho está de acordo com a altura da mesa e com a posição dos equipamentos que utiliza. A cadeira deve ser confortável e almofadada, com apoio para os braços e possibilidade de regular a altura da superfície em relação ao chão.

3. Não fique sentado

Se a sua profissão exige que passe longos períodos numa cadeira, é importante levantar-se de vez em quando e dar uma volta pela sala para mudar de posição e melhorar a circulação sanguínea nas pernas.

4. Opte pela luz natural

Quando escolher o seu local de trabalho, uma das coisas mais importantes é a luminosidade. Verifique se o espaço tem janelas que, além de fornecerem luz natural, são importantes também para a gestão da humidade e da circulação do ar.

5. Posicione-se corretamente

Se estiver junto a uma janela, coloque-se de frente para ela, de modo a conseguir usufruir da melhor luminosidade possível ao mesmo tempo que não retira a visibilidade do monitor.

6. Está a escurecer

Quando a luz natural diminui, trate de manter o seu local de trabalho bem iluminado, de preferência com um pequeno candeeiro colocado mais próximo de si.

7. Optar pelo open space

Trabalhar em espaços abertos facilita a interação com os colegas e permite que estes se ajudem uns aos outros, tornando o trabalho menos monótono e contribuindo para a criação de redes de contactos. Mas atenção: alguns open space pecam por excesso de barulho, o que retira concentração em vários momentos, o que pode não garantir boas condições para trabalhar.

8. Um aliado tecnológico

A tecnologia tornou-se determinante nos dias que correm, ajudando a poupar tempo e fazendo com que o trabalho seja mais fácil de concluir. Ela permite ainda, a cada um de nós, escolher onde e quando queremos trabalhar alterando todo o paradigma do trabalho flexível.

9. Todos diferentes

Finalmente, não se esqueça que cada profissão exige equipamentos e regras diferentes e cada local de trabalho apresenta as suas particularidades. O segredo está na adaptação.

Ler mais sobre

Medicina do Trabalho

Este artigo foi útil?

PT