Lusiadas.pt | Blog | Prevenção e Estilo de Vida | Nutrição e Dieta | Dieta Detox: é ou não saudável?
2 min

Dieta Detox: é ou não saudável?

A moda dos batidos à base de frutos e vegetais é vista por muitos como a solução ideal para uma alimentação saudável e uma perda de peso rápida e efetiva. Mas será realmente assim? A nutricionista Ana Rita Lopes, do Hospital Lusíadas Lisboa, responde.

O que é uma dieta detox?

É uma dieta alimentar que consiste na ingestão de batidos que associam legumes e fruta. O termo dieta detox surgiu de desintoxicante, sendo esta uma dieta que promete ajudar a eliminar as toxinas do organismo, que diariamente se acumulam. Contudo, não existe evidência científica que o comprove, uma vez que o nosso próprio organismo tem mecanismos específicos para eliminação de toxinas. Existem, de facto, todos os benefícios já conhecidos das hortofrutícolas quando consumidas nas formas mais comuns (cruas ou cozinhadas). Importa referir que os vegetais e os frutos, depois de triturados e expostos à luz facilmente sofrem uma degradação nos antioxidantes que os compõem, explica a nutricionista Ana Rita Lopes, coordenadora da Unidade de Nutrição Clínica do Hospital Lusíadas Lisboa.

 

A dieta detox é saudável?

A integração dos batidos detox num plano alimentar diversificado e completo pode ser uma medida saudável e um importante contributo para o aumento da ingestão diária de frutos e vegetais. Contudo, a alimentação jamais deve ser composta exclusivamente por batidos, uma vez que necessitamos diariamente de outros macro e micronutrientes obtidos através do consumo de outros grupos alimentares. Por isso, se aprecia os batidos detox não deve deixar de os consumir, especialmente se não gosta muito de vegetais e encontrou nestas bebidas a forma ideal de os ingerir. Pode incluir 1 a 2 destes batidos na sua alimentação diária, mas nunca como substitutos de refeições completas e muito menos como alimentação exclusiva diária.

 

Há contraindicações?

Se tem problemas ao nível da coagulação sanguínea ou toma medicação anti-coagulante, estes batidos não são recomendados, pelo seu elevado teor em vitamina K. No caso de ter problemas renais, como insufiência renal crónica, estes batidos também poderão não ser aconselhados devido ao seu elevado teor em potássio.

Ler mais sobre

Nutrição Dietas

Este artigo foi útil?

We appreciate the feedback.

Please include your email if you want us to follow up with you.

Colaboração

Dra. Ana Rita Lopes

Coordenador da Unidade de Nutrição Clínica

Nutrição Clínica
Hospital Lusíadas Lisboa
PT