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Há alguma relação entre hiperatividade nas crianças e o consumo de açúcar? A resposta da pediatra.

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O açúcar está associado à hiperatividade?

O consumo de doces, refrigerantes e outros alimentos açucarados potencia os sintomas ou favorece a manifestação da hiperatividade? Saiba tudo com a ajuda da pedopsiquiatra Sandra Borges, do Hospital Lusíadas Porto.

Estratégias para os pais definirem regras alimentares

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Estratégias para os pais definirem regras alimentares

O bom senso é sempre um conselho precioso em caso de dúvida, por mais difícil que seja de definir. Mas ajuda ter algumas regras alimentares : é fundamental definir limites, nunca se deve recompensar um mau comportamento e o exemplo é sempre um bom caminho.

Os regimes vegetarianos podem fornecer os nutrientes necessários em todas as fases da vida. Mas cautela: é preciso dar atenção à ingestão de nutrientes essenciais

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Regimes vegetarianos para crianças

A base de uma boa alimentação é a diversidade. E este princípio é válido para todos os regimes alimentares, incluindo o vegetariano.

O tacho ou a panela que se usa para cozinhar influencia o resultado final

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O tacho certo é o que faz boa comida

Alumínio, ferro, aço inoxidável, barro, vidro, cerâmica, antiaderente… Há tantas opções que se torna difícil decidir de que materiais devem ser os utensílios de cozinha. A verdade é que cada um tem características diferentes e o melhor é escolher os mais adequados ao seu dia a dia. Ou então ter um trem de cozinha variado, usando cada peça em função da receita pretendida.

Comer demais é muito fácil. Mas existem estratégias que o vão ajudar a fazer escolhas mais saudáveis e equilibradas

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Como fugir às armadilhas que nos levam a comer demais

Valorize a sua refeição, dê-lhe a devida atenção, sem se distrair com ecrãs, e procure fazê-la num lugar tranquilo. Dar-lhe valor significa também ter um prato colorido e saboroso, em que as hortícolas desempenham um papel preponderante. Deixamos-lhe várias estratégias para não comer demais e servir de exemplo ao seu filho.

Faça escolhas saudáveis quando comer na praia

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Vai comer na praia? Saiba como evitar riscos para a saúde

Se vai abastecido de casa, tem de garantir que a comida se vai manter fresca todo o dia. Não facilite nos bares de praia: evite usar molhos que estejam no balcão, fora do frigorífico, e esteja sempre atento ao que lhe é servido, aqui ou na areia, pelos vendedores ambulantes. Há regras claras de higiene e conservação, mas nunca se deve facilitar com o calor.

O consumo de sal deve ser limitado desde a infância

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Sal: porque deve limitar as quantidades que os seus filhos ingerem

Limitar a ingestão de sal é essencial para proteger a saúde dos seus filhos – o excesso de consumo de sódio é um fator de risco de hipertensão arterial e de outras doenças.

Açúcar escondido: o que o seu filho deve saber sobre doces

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Açúcar escondido: o que o seu filho deve saber sobre doces

A grande tentação alimentar das crianças – e não só – pode revelar-se uma fonte de problemas de saúde. Das sobremesas aos refrigerantes, os doces prejudicam o organismo e é importante não cair em excessos. Ensine os mais pequenos o que se esconde em cada alimento açucarado.

De onde vêm os alimentos que eu como?

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De onde vêm os alimentos que eu como?

Explicar a origem dos alimentos aos seus filhos é fundamental para criar hábitos alimentares saudáveis. Alimentar-se adequadamente – e com moderação – passa por reconhecer exatamente o que está no prato. Saiba qual a melhor forma de os ensinar, refeição a refeição.

Orientar o seu filho para as escolhas alimentares mais saudáveis é uma arma contra a obesidade

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Estratégias para o seu filho adolescente comer melhor

A adolescência é um período marcado por várias transformações, psicológicas e fisiológicas, onde a alimentação deverá ser considerada como parte integrante de um crescimento saudável.