Procurar

Filtros

Filtros

  • Categorias

  • Especialidades

  • Tags

Limpar Filtros

Tumor cerebral: sintomas, diagnóstico, tratamento e prognóstico

O tumor cerebral pode ser um tumor primitivo do sistema nervoso central ou ter origem em metástases de tumores malignos originados noutros órgãos, como acontece com mais de 25% dos tumores cerebrais.

5 min

Neurinoma do acústico: o que é e como se trata

Este tumor que cresce na região do ouvido interno pode provocar surdez se não for tratado a tempo. Sendo a microcirurgia a forma mais adequada de tratamento, a radioterapia pode ser equacionada em circunstâncias específicas.

4 min

Cirurgia pioneira elimina dor do cancro na coluna

Pela primeira vez, realizou-se em Portugal uma cirurgia minimamente invasiva à coluna que destrói as células cancerígenas e fortalece os ossos afetados.

2 min

Hérnia discal lombar: cirurgia pioneira à coluna

Uma intervenção realizada através de endoscopia foi realizada pelo neurocirurgião Gonçalo Neto d’Almeida, com a presença do médico ortopedista Michael Hess, no Hospital Lusíadas Albufeira.

2 min

Dor ciática: o que é e como tratar

A dor ciática é um sinal de perturbação da função do maior nervo do corpo humano — o nervo ciático. Pode ser muito incapacitante e causar muito sofrimento, mas há formas de prevenir e tratamentos eficazes, como explica Victor Gonçalves,coordenador da Unidade de Neurocirurgia do Hospital Lusíadas Lisboa.

3 min

Aneurisma cerebral: o que é e como tratar

O aneurisma cerebral é uma saliência numa artéria do cérebro, que em casos críticos pode sofrer uma rutura, como explica o neurocirurgião Óscar L. Alves, do Hospital Lusíadas Porto.

2 min

Artigos mais lidos

Prevenção e Estilo de Vida

Se bebermos café à tarde não dormimos bem?

2 min
Doenças

Conjuntivite: bacteriana, vírica ou alérgica?

2 min
Doenças

Adição: o que é e que tratamentos existem?

3 min