1 min

Saúde em Dia: o impacto da pandemia na saúde mental dos portugueses

Em crianças, jovens e adultos, a pandemia gerou novos casos de depressão e de ansiedade, intensificando os que já existiam. Este é o tema do 12.º episódio da “Saúde em Dia”. 

Áurea de Ataíde, pedopsiquiatra no Hospital Lusíadas Lisboa, relata um grande aumento de pacientes nas suas consultas. Se nos tempos pré-COVID recebia entre três a quatro crianças e jovens por semana, agora recebe entre três a quatro por dia. Ana Margarida Mota, psiquiatra na Clínica Lusíadas Oriente e no Hospital Lusíadas Lisboa, descreve um padrão semelhante nas suas consultas com adultos: a prevalência das depressões e dos casos de ansiedade disparou. Os sintomas mais relatados são tristeza constante, falta de motivação, preocupação excessiva, crises de pânico e perturbações no sono, como insónia, sono superficial e fragmentado. 

A pandemia, o confinamento e os consequentes sentimentos de medo, solidão e angústia, tiveram um impacto muito forte na saúde mental dos portugueses, gerando novos casos de patologia e agravando os que já existiam. É esse o tema do 12.º episódio da websérie “Saúde em Dia”, resultante de uma parceria entre a Lusíadas Saúde e o jornal Público. Com moderação do jornalista Paulo Farinha, conta com o testemunho das duas especialistas, que abordam detalhadamente o impacto da pandemia na saúde mental das crianças, jovens e adultos. Assista ao episódio.

Colaboração:

Áurea de Ataíde, pedopsiquiatra no Hospital Lusíadas Lisboa
Ana Margarida Mota, psiquiatra no Hospital Lusíadas Lisboa e na Clínica Lusíadas Oriente

 


 

Ler mais sobre

Saúde Mental

Este artigo foi útil?

Especialidades em foco neste artigo

Especialidades em foco neste artigo

PT