2 min

Destartarização: o que é e como funciona

Colaboração
A destartarização é um procedimento rápido, simples e bastante comum. Para além de ser indolor, ajuda a reforçar a saúde oral ao remover o tártaro, uma das principais causas de vários problemas dentários e gengivais.

A destartarização é um procedimento que serve para reforçar a higiene oral sem causar lesões, removendo o tártaro, a placa bacteriana e manchas presentes na superfície dos dentes. O tártaro dos dentes pode causar diversos problemas, entre os quais o mau hálito e patologias orais como a gengivite e a periodontite.

Em casos mais graves, o tártaro pode resultar no sangramento e inflamação dos tecidos gengivais, aumentando também a probabilidade de desenvolvimento de doenças periodontais (periodontite).  

“Apesar da destartarização ser um procedimento rápido, simples, e até bastante comum, é natural existirem dúvidas sobre o que é, como se faz, se provoca dor, entre outras questões” aponta a Higienista Sara Rosário, da Clínica Lusíadas Oriente. 

Quem deve fazer e com que regularidade deve ser feita uma destartarização? 

Qualquer pessoa poderá efetuar uma destartarização desde que haja essa recomendação por parte de um de um profissional qualificado como um Médico Dentista ou Higienista Oral.  

O tártaro é uma das principais causas de vários problemas dentários e gengivais, pelo que é recomendável fazer este tratamento pelo menos de 6 em 6 meses. 

No entanto, existem situações em que é necessário recorrer a destartarizações mais frequentemente, nomeadamente no caso de pessoas com: 

Como se faz uma destartarização?  

A destartarização só deve ser feita em consultório, com recurso a um instrumento (destartarizador) que produz vibrações por ultrassom, as quais desfragmentam o tártaro, separando-o da superfície do dente. Pode também recorrer-se ao uso de curetas, que se tratam de um complemento utilizado para casos em que se verifique a existência de tártaro infragengival.  

Quanto tempo demora o procedimento? 

Trata-se de um procedimento rápido e em média 30 minutos são suficientes para realizar este tratamento, que poderá ser feito por um Higienista Oral ou por um Médico Dentista.  

A destartarização causa dor? 

De uma maneira geral não causa dor. A destartarização é um tratamento indolor, mas pode causar algum desconforto a pessoas que têm sensibilidade dentária ou perda óssea.  

Como prevenir o tártaro?  

O reaparecimento do tártaro pode ser evitado, adotando-se comportamentos e hábitos que privilegiem uma boa higiene oral.

“As nossas recomendações na prevenção do tártaro, bem como de muitos outros problemas do foro dentário, são escovar os dentes, pelo menos duas vezes por dia durante dois minutos com uma pasta fluoretada e recorrer a boas técnicas de escovagem e limpeza interdentária através do uso de fita dentária e do escovilhão” explica Sara Rosário. 

Fazer um check-up de seis em seis meses é essencial para garantir a saúde dos dentes e gengivas. 

Ler mais sobre

Boca e Dentes

Este artigo foi útil?

Revisão Científica

PT