Lusiadas.pt | Blog | Prevenção e Estilo de Vida | Nutrição e Dieta | Amêndoa e chocolate: as tentações da Páscoa
2 min

Amêndoa e chocolate: as tentações da Páscoa

Conheça as maiores vantagens dos dois ingredientes mais usados nos doces portugueses - o chocolate e a amêndoa - qualquer que seja a época festiva.

A Unidade de Nutrição Clínica do Hospital Lusíadas Lisboa revela a riqueza nutricional da amêndoa e do chocolate.

 

A amêndoa

A amêndoa pode ser encontrada sob duas formas: a doce, mais versátil e amplamente utilizada, e a amarga de sabor marcante, utilizada em Portugal para produção de licor.

Composição:

50% - Fibra e gordura do tipo insaturada, sendo a maior parte monoinsaturada que, associada a uma dieta equilibrada, pode ajudar a controlar os valores do colesterol-LDL, o conhecido “mau colesterol”;

20% - Proteína. Também é rica em potássio, fósforo, magnésio, zinco, vitamina B1 e vitamina E.   Chocolate e amêndoa: as tentações da Páscoa

Uso da amêndoa na culinária

É um alimento muito versátil, podendo ser consumida como pequenos snacks, em saladas, sopas, iogurtes, na confeção de molhos e até mesmo em sobremesas e bolos.

 

O chocolate

O cacau é o composto maioritário do chocolate, sendo originário dos grãos de cacau existentes no cacaueiro (Theobroma cacao L.). O cacau é o responsável pelas propriedades antioxidantes do chocolate, apresentando benefícios para a saúde quando consumido de forma moderada.

O papel do chocolate na saúde

Estudos recentes evidenciam os benefícios do chocolate, nomeadamente:

  • Na prevenção da doença cardiovascular;
  • Na redução do risco de cancro.

Os grãos de cacau possuem compostos fisiologicamente ativos que se encontram nas plantas, denominados flavonoides que possuem propriedades antioxidantes que se acredita contribuírem para a resistência celular contra os danos causados por compostos prejudiciais ao organismo, os radicais livres.

O cacau tem sido ainda associado a:

  • Diminuição da resistência à insulina;
  • Estimulação da atividade mental;
  • Modulação do humor.

Apesar de não existir evidência científica de que o chocolate per si esteja associado ao excesso de peso, este deve ser consumido com moderação, fazendo parte de uma alimentação variada e equilibrada.

Teor de cacau do chocolate  

Sabia que quanto maior o teor em cacau do chocolate maior o seu poder antioxidante?

  Chocolate e amêndoa: as tentações da Páscoa

Amêndoa e chocolate

As amêndoas cobertas com chocolate ou açúcar ampliam o sabor e acrescentam muitas calorias às amêndoas simples. As que juntam açúcar e chocolate representam quase 40 quilocalorias por unidade.

. Chocolate e amêndoa: as tentações da Páscoa

Ler mais sobre

Nutrição

Este artigo foi útil?

We appreciate the feedback.

Please include your email if you want us to follow up with you.

PT