Enquadramento

A mão, sendo uma das estruturas mais complexas do nosso corpo, é a expressão da liberdade de ação do ser humano: as mãos que desenham, constroem e operam são sempre as mesmas. A mão é a nossa forma de relacionamento e expressão, a nossa forma de trabalho.

Depois do rosto, as mãos são a parte do corpo humano que mais expressa a nossa emoção.

O tratamento da patologia da mão tem tido grandes evoluções e melhorias nos últimos anos, tanto nos meios de diagnóstico, como nos vários tratamentos, médicos e cirúrgicos.

A criação de um Centro Especializado em Mão no Hospital Lusíadas Lisboa vem responder a uma necessidade sentida pelos profissionais que se dedicam ao tratamento das patologias da mão, de melhorar e tornar mais completos e eficazes os tratamentos oferecidos pelo hospital.

A cirurgia da mão é, por definição, multidisciplinar, englobando várias especialidades médicas e cirúrgicas, nomeadamente a Ortopedia, a Cirurgia Plástica e a Reumatologia, apoiadas por profissionais diferenciados, com especial destaque para os terapeutas da mão. Por isso, a criação de um centro com esta vocação é essencial para permitir um atendimento integrado e especializado a todos os nossos clientes.

Principais patologias

A patologia da mão é muito diversificada e complexa, pelo que referimos aqui apenas algumas das patologias mais frequentes:

Title
Síndrome do túnel cárpico
Title
Fraturas do rádio e do punho
Title
Fratura e pseudartrose do escafoide
Title
Artrose do polegar
Title
Quisto sinoval
Title
Doença de Dupuytren
Title
Tenossinovite de De Quervain
Title
Dedo em Gatilho
Title
Artrite Reumatoide
Title
Dedo em martelo
Title
Tendinites
Title
Roturas de ligamentos

Objetivo e missão

A existência deste centro incorpora um elevado nível de conhecimento e de experiência que permite concretizar todo o tipo de cirurgias diferenciadas da mão e responder às necessidades de quem nos procura com qualquer patologia desta área anatómica.

A área cirúrgica é composta por ortopedistas, cirurgiões plásticos e anestesistas.

Na área médica dispomos de Medicina Física e de Reabilitação, Medicina Desportiva e Reumatologia.

Na área técnica, contamos com o apoio da Fisioterapia e Terapia Ocupacional. A terapia da mão faz parte integrante e indissociável dos cuidados da cirurgia da mão.

Uma equipa de terapeutas da mão efetua numerosas técnicas complementares (massagens, ionizações, crioterapia, eletroterapia, entre outros), bem como vários tipos de ortóteses funcionais da mão, adaptadas a cada caso, e essenciais na reabilitação de doentes mais complexos (em especial nas reabilitações tendinosas).

Áreas de Intervenção

Hoje em dia a cirurgia da mão para o tratamento das várias patologias é feita sob métodos anestésicos cada vez mais localizados e confortáveis para o doente que permitem a cirurgia ambulatória (sem internamento) em muitos casos, sejam operados de forma convencional, percutânea ou por artroscopia.

No Centro Especializado em Mão fazemos cirurgia aberta e, sempre que possível e indicado, utilizamos métodos mini-invasivos (incluindo percutâneos e artroscópicos), o que, no seu conjunto, nos permite tratar todo o tipo de lesões, como as roturas de ligamentos do punho ou da sua cartilagem triangular, fraturas do rádio e do escafoide, pseudartroses do escafoide, quistos sinoviais, artroses do polegar, "dedos em gatilho", doenças de Dupuytren, síndromas do canal cárpico e muitas outras.

​No Hospital Lusíadas Lisboa estas cirurgias são feitas por cirurgiões ortopédicos dedicados em exclusivo à cirurgia da mão.

Contactos

Fale connosco

21 770 40 40

7h às 22h, 365 dias
Chamadas internacionais
+351 21 770 40 40

Lusíadas

Nova app +Lusíadas para mais saúde

Presencialmente

Rua Abílio Mendes

​1500-458

Lisboa