Lusiadas.pt | Hospitais e Clínicas | Hospital Lusíadas Lisboa | Serviços | Centro Especializado em Tornozelo e Pé

Enquadramento

O pé é o órgão humano que marca realmente a diferença na nossa espécie. Somos bípedes, o que nos torna incomparáveis no reino animal. Ainda assim, damos-lhe pouca importância. Só nos lembramos do pé quando sentimos dor.

No Centro Especializado em Tornozelo e Pé pretendemos não apenas tratar a doença mas também preveni-la. Uma grande parte da patologia degenerativa do pé pode ser evitada ou adiada com a alteração de hábitos de higiene, modificação de hábitos de calçado e algumas precauções na prática desportiva.

A prática desportiva cada vez mais frequente (e nem sempre bem acompanhada), e os acidentes de viação são as principais causas de patologia traumática do tornozelo e do pé, que constitui um verdadeiro desafio à nossa sociedade, pelos prejuízos humanos e económicos que acarreta.

O tratamento da patologia do tornozelo e pé tem sido objeto de uma evolução marcante que se deve tanto a técnicas terapêuticas inovadoras na área médica e cirúrgica como os mais recentes avanços tecnológicos nos exames auxiliares de diagnóstico.

A variedade dos meios necessários — humanos e físicos — e a sua complexidade para conseguir uma resposta adequada aos problemas de saúde de quem nos procura são a justificação para se organizar um Centro Especializado dedicado à Patologia do Tornozelo e Pé.

Principais patologias

Doenças Degenerativas

Title
Artrose do tornozelo
Summary

Resulta de um traumatismo prévio ou da evolução de uma doença reumatológica.

Title
Artroses do pé
Summary

Doença por evolução da deformação dos pés, adquiridas ou de infância, de traumatismos ou doenças reumáticas.

Title
Deformação do antepé
Summary

A mais frequente é o joanete, também designado por Hallux Vagus.

Title
Deformação do pé
Summary

Pode ser anatómica, desde a infância, ou adquirida. Entre as adquiridas, a mais importante é o Pé Plano do Adulto que pode ter indicação cirúrgica.

Traumatologia

Na patologia traumática do tornozelo são mais frequentes as fraturas bimaleolares e as fraturas do pilão tibial, para as quais defendemos o tratamento cirúrgico precoce.

No tratamento das fraturas e das luxações do pé, temos também uma vasta experiência, com especialistas com longos anos de dedicação ao tema e vários anos de serviço de urgência traumatológica.

O Hospital Lusíadas Lisboa dispõe de um Atendimento Urgente (24 horas) para responder a estes casos de traumatologia.

Objetivo e missão

Este centro especializado assiste e trata toda a patologia do tornozelo e pé.

Na área cirúrgica congregamos especialistas de diferentes áreas cirúrgicas do tornozelo e pé, de Ortopedia e Traumatologia, Cirurgia Plástica e Reconstrutiva, Cirurgia Vascular, Neurocirurgia e Anestesiologia.

Na área médica, dispomos de Medicina Interna, Reumatologia, Dermatologia, Endocrinologia, Diabetologia, Medicina Física e de Reabilitação e Medicina Desportiva.

Na área técnica temos todas as especialidades de relevo: Enfermagem, Fisioterapia, Podologia e Ortoprotesia.

Áreas de Intervenção

Title
Cirurgia Percutânea do Pé
Summary

Técnica mini-invasiva, com anestesia local e ligeira sedação, para tratamento de doenças como os joanetes, deformação dos dedos em garra, entre outras patologias.

Title
Artroscopia do Tornozelo
Summary

Pode ser efetuada por via anterior (para tratar a maioria das lesões osteocondrais do astrágalo, lesões condrais da tíbia e síndromes de conflito anterior do tornozelo) ou por via posterior (síndrome de conflito posterior, tenossinovite do tendão longo flexor do Hallux e síndrome do osso trígono).

Title
Artoplastia Total do Tornozelo
Summary

É o tratamento indicado em artroses dolorosas e incapacitantes.​​

Contactos

Fale connosco

21 770 40 40

7h às 22h, 365 dias
Chamadas internacionais
+351 21 770 40 40

Lusíadas

Descarregue a app +Lusíadas para mais saúde

Presencialmente

Rua Abílio Mendes

​1500-458

Lisboa