Centro Multidisciplinar da Patologia da Tiroide

A Cirurgia Endócrina dedica-se ao diagnóstico e tratamento de patologia benigna e maligna de glândulas endócrinas: tiroide, paratiroide, suprarrenal e sistema neuroendócrino do aparelho digestivo (gastro-entero-pancreáticas), cujo tratamento seja cirúrgico.
 
Destas, as patologias da tiroide são as mais conhecidas e as mais frequentes - a doença nodular, benigna ou maligna com ou sem disfunção.  A dedicação e experiência profissional são decisivas na melhor atitude em cada caso, sobretudo nas doenças malignas. 
 
Já as particularidades das doenças da paratiroide (cuja patologia mais habitual é o hiperparatiroidismo), da suprarrenal e, mais ainda, dos tumores neuroendócrinos, que são menos frequentes e até raros, requerem uma especialização profunda e detalhada.
 
A Cirurgia Endócrina destaca-se por duas razões fundamentais: o empenho multidisciplinar e multiprofissional, basilar nesta valência cirúrgica e a exigência de cirurgiões especialistas e experientes.

 
Nesta área, nem sempre se trata apenas um órgão, mas sim um sistema, tendo em conta a influência das hormonas na funcionalidade global do organismo. A compreensão destes mecanismos e do seu equilíbrio obriga a que a Endocrinologia e a Cirurgia Endócrina (e também a Anestesia) andem de braço dado, pois no processo que vai desde o desafio diagnóstico até à decisão do melhor tratamento, estas disciplinas complementam-se na perfeição. Mas estas especialidades nada fazem se não estiverem alinhadas com profissionais experientes da Imagiologia, da Anatomia Patológica, da Medicina Nuclear e da Otorrinolaringologia .
 
A realidade é que nem sempre a decisão terapêutica é a cirurgia. E esta decisão é tomada em equipa, depois de ponderados os vários fatores e o risco/benefício de todas as alternativas terapêuticas possíveis para cada caso particular. Outras especialidades também envolvidas são, no caso específico de tumores neuroendócrinos, a Gastroenterologia e a Oncologia Médica.
 
É fundamental uma relação estreita e dinâmica entre os vários profissionais de saúde envolvidos. Este Centro conta com uma equipa multidisciplinar motivada, dedicada e, sobretudo, centrada no doente, o que potencia em muito o profissionalismo.

Os nossos serviços

O Hospital Lusíadas Lisboa tem um Centro Multidisciplinar da Patologia da Tiroide orientado para dar uma resposta personalizada e atualizada a pessoas com doença endócrina cujo tratamento possa vir a ser cirúrgico.
 
A decisão terapêutica é tomada em equipa, depois de ponderados os vários fatores e o risco/benefício das alternativas terapêuticas possíveis.
 
Quanto às opções terapêuticas, o Centro segue as técnicas cirúrgicas atuais selecionando e executando técnicas menos invasivas, seguras e eficientes para cada caso.
 
Nos últimos anos, desenvolveram-se técnicas percutâneas minimamente invasivas, ecoguiadas, para tratamento dos nódulos da tiroide, como a injeção percutânea de álcool (IPA) e a ablação com LASER (light amplification by stimulated emisson of radiation).
 
A IPA é bem tolerada, permite o tratamento eficaz de determinadas lesões da tiroide com poucos efeitos secundários e já está disponível no nosso Centro.
 
A ablação percutânea ecoguiada com LASER (APL) é um procedimento inovador, que utiliza a luz laser para a destruição irreversível de um nódulo “in situ” com bons resultados estéticos e sem alteração do funcionamento da tiroide, evitando a cirurgia.

Patologias cirúrgicas do foro endócrino

O Centro Multidisciplinar da Patologia da Tiroide está organizado em dois grupos multidisciplinares:
 

Equipa | Patologias da Tiroide e Paratiroide

Este grupo conta com especialistas de Endocrinologia, Imagiologia, Anatomia Patológica, Medicina Nuclear, Otorrinolaringologia e Cirurgia Geral e Endócrina, com experiência nesta área clínica. Reúne regularmente para discussão de casos clínicos.
 
Neste grupo são discutidos os casos com patologia da tiróide, como nódulo da tiroide, bócio multinodular, disfunção tiroideia e tumores malignos. São também avaliados casos com patologia da paratiroide, sendo o mais habitual casos esporádicos de hiperparatiroidismo primário, ou associados a síndromes genéticos.
 
As discussões visam encontrar a melhor estratégia terapêutica ou diagnóstica para cada indivíduo, seguindo protocolos de atuação estruturados e atualizados de acordo com os guidelines internacionais.

 

Equipa | Patologia Suprarrenal e Tumores Neuroendócrinos

Este grupo conta com o expertise de médicos das várias especialidades que se dedicaram nos últimos anos a estes raros tumores.
 
À semelhança do grupo de tiroide e paratiróide, este grupo conta com especialistas de Endocrinologia, Imagiologia, Anatomia Patológica, Medicina Nuclear, e Cirurgia Geral e Endócrina, além das disciplinas de Oncologia Médica e a Gastroenterologia, fundamentais na abordagem multidisciplinar dos tumores neuroendócrinos. Estes tumores são raros e muito heterogéneos, com origem em diferentes locais anatómicos do organismo,  representando entidades  que diferem no seu comportamento biológico e apresentação clínica. A sua abordagem diagnóstica e terapêutica, bem como o prognóstico depende da localização do tumor primário e das suas características próprias. Novas terapêuticas emergem continuamente sendo esta uma áerea da medicina em rápida e constante atualização. É imprescindível a sua abordagem multidisciplinar com elementos das várias especialidades envolvidas, com interesse, experiência e profundo conhecimento científico do tema.

 
Os casos de patologia da suprarenal apresentam-se por vezes com alterações hormonais desafiantes que necessitam um controlo pré, intra e pós-operatório rigoroso, que envolvem um trabalho conjunto e consistente entre a anestesia, o cirurgião e o endocrinologista.
 
É o objetivo deste Centro Cirúrgico Especializado oferecer um atendimento diferenciado, com estrutura multidisciplinar, capaz de dar resposta individualizada, atualizada, rigorosa e atempada a todos os doentes com patologia endócrina que a ele recorram.

Tratamento não cirúrgico de Nódulos da Tiroide

No nosso Centro, a seleção dos nódulos com indicação para tratamento com Laser é avaliada numa Reunião Multidisciplinar, composta por várias especialidades (Anatomia Patológica, Cirurgia, Medicina Nuclear, Radiologia, entre outras) por forma a garantir que a nossa atitude seja a mais correta na abordagem daquele nódulo e de acordo com as mais recentes diretrizes científicas.

 

Técnicas de Intervenção em Endocrinologia - Tratamentos não cirúrgicos de Nódulos da Tiroide

Termo-ablação por Laser da Tiroide 

As técnicas ablativas percutâneas sob orientação ecográfica constituem um tratamento inovador no tratamento de nódulos da tiroide. 

O nosso Centro é especializado em termo-ablação por Laser na patologia nodular da tiroide. 

A termo-ablação por laser é uma técnica minimamente invasiva, precisa e segura no tratamento de nódulos da tiroide

A técnica consiste em inserir uma agulha especial (conectada a um aparelho de laser) no nódulo, e destruí-lo pela ação térmica do laser. Os nódulos tratados sofrerão depois redução progressiva de volume ao longo dos meses e anos seguintes. 

 

O tratamento de nódulos da tiroide com laser oferece várias vantagens:

1 - Minimamente invasivo: o tratamento com laser é não cirúrgico, o que significa que não há incisões na pele, resultando em menor trauma;

2 - Recuperação rápida: como não há cirurgia envolvida, a recuperação é mais rápida em comparação com procedimentos cirúrgicos tradicionais;

3 - Menos dor e desconforto: o tratamento com laser é praticamente indolor causando apenas um ligeiro desconforto durante e após o procedimento, reduzindo a necessidade de anestesia e facilitando a recuperação.

4 - Menor risco de complicações: ao evitar a cirurgia tradicional, há um menor risco de complicações, como infeção, hemorragia e lesão dos tecidos circundantes.

5 - Preservação de tecido tiroideu saudável: o laser é altamente preciso e direcionado, o que permite que os médicos preservem o tecido saudável ao redor da área afetada, e por isso sem alteração do funcionamento da tiroide.

6 - Resultados eficazes: o tratamento com laser tem demonstrado ser eficaz na redução do tamanho dos nódulos da tiroide e no alívio dos sintomas associados, proporcionando resultados positivos para os doentes (redução de 50-70% do volume dos nódulos).

 

Estas vantagens, fazem da termo-ablação com laser uma opção atraente para quem procura uma abordagem menos invasiva para o tratamento da patologia nodular da tiroide.

Conheça o nosso Corpo Clínico e agende aqui a sua consulta

Contactos

Fale connosco

21 770 40 40

8h às 19h, segunda a sábado. WhatsApp 965 965 301

Lusíadas
Descarregue a app +Lusíadas para mais saúde

Presencialmente

Rua Abílio Mendes

​1500-458

Lisboa